Este blog se destina aos professores dos cursos funtamental e médio poderem compartilhar materiais como Planos de Aula, Planos de Curso, Planos de Unidade, Atividades em Geral, Avaliações, Aulas recreativas ; divulgar seus blogs pedagógicos ; compartilhar idéias pedagógicas , textos e títulos de livros que considerem importantes para a prática do professor; cursos e tanto mais enfim. Este blog é o embrião de uma ideia que pode dar certo e ser muito útil para todos nós e também para professores em iniciação que aqui poderão encontrar suportes para suas primeiras práticas didáticas. Tudo também dependerá da sua participação , com postagens, sugestões e ideias em geral. E então? Vamos nessa? Inicialmente o material pode ser postado em comentários ou mandado para o meu e-mail que pode ser visto no alto do blog para que então eu possa fazer a postagem definitiva. Contaremos com a colaboração uns dos outros. Um grande abraço, e mãos às obras !!



quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

TEMPO FORMATIVO III ( NÍVEL MÉDIO )





SABERES NECESSÁRIOS – CONTEÚDOS DAS DISCIPLINAS


LINGUAGENS, CIÊNCIAS HUMANAS, ARTES E ATIVIDADES LABORAIS

SABERES NECESSÁRIOS – CONTEÚDOS DAS DISCIPLINAS


LINGUAGENS, CIÊNCIAS HUMANAS, ARTES E ATIVIDADES LABORAIS








· busca apoio no significado de palavras conhecidas na construção de textos;


· significado de palavras conhecidas ;



· faz relações entre os significados das palavras para construir proposições;


· significados das palavras;



· constrói um significado global, a partir do entendimento da função das partes do texto;


· função das partes do texto;



· organiza as idéias globais do texto de forma coerente;


· as idéias globais do texto de forma coerente;



· articula as idéias do texto com os saberes da vida;


· os saberes da vida;



· reconhece características de uma narrativa ficcional ( narrador, personagens, espaço, tempo, conflito, desfecho);


· narrativa ficcional ( narrador, personagens, espaço, tempo, conflito, desfecho);



· reconhece recursos prosódicos em texto poético (rima, ritmo, assonância, alteração, onomatopéia);


· recursos prosódicos em texto poético (rima, ritmo, assonância, alteração, onomatopéia);



· reconhececaracterísticas típicas de texto de análise ou opinião (tese, argumento, contra-argumento, conclusão);


· características típicas de texto de análise ou opinião (tese, argumento, contra-argumento, conclusão);



· reconhececaracterísticas de um texto informativo (tópico e hierarquia de informação, exemplificação, analogia);


· características de um texto informativo (tópico e hierarquia de informação, exemplificação, analogia);



· compara o tratamento da informação em diversas notícias sobre o mesmo fato;


· tratamento da informação;



· identifica marcas políticas, econômicas e ideológicas nos textos lidos;


· marcas políticas, econômicas e ideológicas ;



· compara as diferenças de uma mesma informação em diferentes veículos informativos (jornal, revista, televisão, rádio);


· diferenças de uma mesma informação em diferentes veículos informativos (jornal, revista, televisão, rádio);



· relaciona valores e sentidos veiculados por um texto informativo ou analítico-opinativo;


· e sentidos veiculados por um texto informativo ou analítico-opinativo;



· compara paráfrase, avaliando o grau de fidelidade ao texto original;


· paráfras ;



· avalia a intenção da paródia de um texto dado;


· paródia;



· compara textos de diferentes autores ou de diferentes épocas, estabelecendo semelhanças e diferenças;


· textos de diferentes autores ou de diferentes épocas ;



· identifica a tese e os argumentos de um texto opinativo;


· texto opinativo;



· analisa e seleciona argumentos para a corroboração da tese em textos opinativos e narrativos;


· textos opinativos e narrativos;



· estabelece relações comparativas entre duas operações argumentativas, considerando as diferenças de sentido;


· operações argumentativas;



· relaciona o narrador ao foco narrativo (ponto de vista);


· foco narrativo (ponto de vista);



· relaciona a organização do cenário (tempo e espaço) com o enredo e a ação das personagens;


· organização do cenário (tempo e espaço) com o enredo e a ação das personagens;



· distingue texto literário de texto não literário, identificando a finalidade e convencionalidade;


· texto literário de texto não literário;



· compara mais de um texto literário, percebendo semelhanças ou diferenças de acordo com o tempo e o contexto histórico;


· tempo e o contexto histórico;



· reconhece a adequação ou inadequação de registros em diferentes situações de uso da língua ( oral, escrita, níveis de registros, dialetos;


· registros em diferentes situações de uso da língua ( oral, escrita, níveis de registros, dialetos;



· observa a variação lingüística, compreendendo os valores sociais implicados ( o preconceito contra os falares populares em oposição às formas dos grupos socialmente favorecidos);


· variação lingüística, ( o preconceito contra os falares populares em oposição às formas dos grupos socialmente favorecidos);



· percebe as variações lingüísticas a partir das diferenças entre oralidade e escrita na produção de textos;


· variações lingüísticas a partir das diferenças entre oralidade e escrita;



· compara textos de diferentes gêneros quanto ao tratamento temático e aos recursos formais utilizados;


· textos de diferentes gêneros;



· estabelece relações entre partes de um texto a partir de repetição e substituição de um termo


· partes de um texto;



· analisa as relações sintático-semânticas em segmentos do texto (gradação, disjunção, explicação/relação casual, conclusão, comparação contraposição, etc.);


· relações sintático-semânticas (gradação, disjunção, explicação/relação casual, conclusão, comparação contraposição, etc.);



· emprega os mecanismos de coesão referencial ( pronominal, repetição, substituição lexical, elipse) e de articulação frasal (encaixamento, subordinação, coordenação) de acordo as possibilidades de cada modalidade textual;


· coesão referencial ( pronominal, repetição, substituição lexical, elipse) e de articulação frasal (encaixamento, subordinação, coordenação) de acordo as possibilidades de cada modalidade textual;



· utiliza recursos oferecidos pelo sistema verbal na produção textual (tempos e modos verbais, formas pessoais, impessoais, condicionais);


· sistema verbal na produção textual (tempos e modos verbais, formas pessoais, impessoais, condicionais);



§ percebe a importância da utilização de recursos próprios do padrão escrito na organização textual (paragrafação, periodização, pontuação, sintagmática e expressiva


§ organização textual (paragrafação, periodização, pontuação, sintagmática e expressiva;



· faz uso das convenções para citação do discurso direto e indireto (dois-pontos, travessão, aspas, tempo verbal, expressões introdutórias, paráfrase, contexto narrativo;


· discurso direto e indireto (dois-pontos, travessão, aspas, tempo verbal, expressões introdutórias, paráfrase, contexto narrativo;



· emprega as regras de concordância verbal e nominal na construção textual, considerando os chamados casos especiais;


· concordância verbal e nominal;



· relaciona a estratégia argumentativa de um texto aos recursos coesivos e os operadores argumentativos;


· recursos coesivos e os operadores argumentativos;



· identifica relações entre partes de um texto a partir de mecanismos de concordância verbal e nominal;


· concordância verbal e nominal;



· realiza análise sintático-semânticas em segmentos do texto (gradação, disfunção, explicação, conclusão, comparação, contraposição, exemplificação, retificação, explicitação)


· análise sintático-semânticas (gradação, disfunção, explicação, conclusão, comparação, contraposição, exemplificação, retificação, explicitação)



· analisa o efeito do uso da pontuação expressiva nos procedimentos da leitura e da escrita (interrogação, exclamação, reticências, aspas);


· pontuação (interrogação, exclamação, reticências, aspas);



· utiliza os recursos lexicais de acordo com as estratégias argumentativas presentes nos textos (metáfora, metonímia, hiponímia, hiperonímia, repetição);


· recursos lexicais (metáfora, metonímia, hiponímia, hiperonímia, repetição);



· usa os recursos sintáticos nas estratégias argumentativas presentes no texto (paralelismo, inversão, intercalação, coordenação, subordinação);


· recursos sintáticos (paralelismo, inversão, intercalação, coordenação, subordinação);



· reconhece os recursos semânticos na estratégia argumentativa presentes no texto (oposição/aproximação, gradação, campo semântico, atenuação, eufemismo, hipérbole, ironia);


· recursos semânticos (oposição/aproximação, gradação, campo semântico, atenuação, eufemismo, hipérbole, ironia);



· analisa as implicações sócio-históricas dosíndices contextuais e situacionais na construção da imagem do locutor e interlocutor na leitura e produção de texto oral e escrito (marcas dialetais, níveis de registros, jargão, gíria);


· índices contextuais e situacionais na construção da imagem do locutor e interlocutor (marcas dialetais, níveis de registros, jargão, gíria);



· utiliza o dicionário para escolha de palavras com sentido apropriado para cada contexto, considerando as diferentes acepções das palavras na língua estrangeira;


· palavras com sentido apropriado para cada contexto;



· domina a escrita e a leitura da língua estrangeira em estudo, utilizando com propriedade as estruturas lingüísticas aprendidas ( tempos verbais, expressões idiomáticas, falsos cognatos);


· escrita e a leitura da língua estrangeira;



· busca a partir das palavras em português, significados mais adequado para as palavras em língua estrangeira;


· significados mais adequado para as palavras ;



· desenvolve técnica de tradução e versão, partindo de palavras-chave e de palavras-ferramenta (verbos, substantivos, conjunções);


· tradução e versão (verbos, substantivos, conjunções);



· aprimora a capacidade de ouvir, falar, ler e escrever,valorizando as funções comunicativas e o caráter prático de uso dos códigos estrangeiros


· funções comunicativas e o caráter prático de uso dos códigos estrangeiros



· lê e interpreta textos de diferentes naturezas, utilizando a língua estrangeira


· textos de diferentes naturezas;



· aplica as funções comunicativas da língua estrangeira nas situações do cotidiano (pedir e oferecer ajuda, agradecer, cumprimentar, solicitar informações;


· funções comunicativas;



· percebe o caráter dinâmico da língua estrangeira no seu aspecto formal e informal (transgressão, uso de gíria e empréstimos lingüísticos);


· aspecto formal e informal (transgressão, uso de gíria e empréstimos lingüísticos);



· faz uso da informática e de outros meios eletrônicos disponíveis, facilitando a aquisição e o uso de novas aprendizagens em línguas estrangeiras;


· uso da informática e de outros meios eletrônicos disponíveis;



· associa aprendizados da língua materna aos da língua estrangeira;


· língua materna língua estrangeira;



· realiza e socializa produções artísticas, expressando afeto, sentimento e emoção;


· produções artísticas, expressando afeto, sentimento e emoção;



· aprecia e/ou vivência individual ou coletivamente, produções em diversas modalidades artísticas ( música, dança, teatro, artes visuais), percebendo a relação entre a arte e a consciência corporal


· diversas modalidades artísticas ( música, dança, teatro, artes visuais), percebendo a relação entre a arte e a consciência corporal;



· valoriza e/ou pratica a arte popular local (dança de rua, dança afro, grafite, teatro de rua,reisado, cordel, repente, etc.);


· arte popular local (dança de rua, dança afro, grafite, teatro de rua,reisado, cordel, repente, etc.);



· expressa a musicalidade, utilizando a voz ou instrumento eletrônico ou acústico, trabalhando comimprovisações, composições e interpretações;


· musicalidade, improvisações, composições e interpretações;



· estabelece relações entre a atividade artística e movimento, realizando criações corporais expressivas, improvisação, interpretação de personagens, atuação, adaptação de textos temáticos;


· criações corporais expressivas, improvisação, interpretação de personagens, atuação, adaptação de textos temáticos;



· utiliza a arte e o corpo como expressão da aprendizagem construída em torno dos conhecimentos dos Eixos Temáticos e da Área de Conhecimento;


· a arte e o corpo como expressão da aprendizagem;



· produz arte utilizando materiais diversos (papel, pedra, barro, tecido, garrafa plástica, etc.), criando e recriando formas em diferentes espaços;


· arte formas em diferentes espaços;



· participa ativamente de projetos/concursos artísticos promovidos pelos setores públicos e privados;


· projetos/concursos artísticos;



· demonstra a importância das imagens e seus significadosatravés de atividades visuais e áudios-visuais por meio de desenho, colagem, construção, gravura, pintura e fotografia;


· imagens e seus significados por meio de desenho, colagem, construção, gravura, pintura e fotografia;



· conhece e valoriza as manifestações artísticas da cultura Afro-brasileira e Indígena ( capoeira, maculelê, samba de roda, danças indígenas, etc.);


· manifestações artísticas da cultura Afro-brasileira e Indígena ( capoeira, maculelê, samba de roda, danças indígenas, etc.);



· percebe-se como ser integrante da sociedade;


· ser integrante da sociedade;



· reconhece que a sociedade é formada de vários grupos e subgrupos com interesses diferenciados;


· sociedade;



· identifica as diversas instituições sociais (família, escola, trabalho, igreja, terreiro, sindicato, associação de bairro) como orientadoras no processo de socialização dos sujeitos durante toda a vida;


· instituições sociais (família, escola, trabalho, igreja, terreiro, sindicato, associação de bairro) ;



· compreende que os diferentes processos sociais (associativos e dissociativos) influenciam o comportamento em sociedade;


· diferentes processos sociais (associativos e dissociativos) ;



· reconhece a participação dos sujeitos no processo de alterações nas estruturas e instituições sociais, percebendo as estruturas de poder dentro da sociedade;


· estruturas e instituições sociais;



· percebe as diferenças entre sistemas políticos democráticos e autoritários, valorizando as estruturas participativas de poder;


· sistemas políticos democráticos e autoritários;



· compreende a diversidade de vida cultural dos grupos sociais( Indígena, Campo, Afro), desenvolvendo um olhar mais crítico sobre a industria cultural;


· diversidade de vida cultural dos grupos sociais( Indígena, Campo, Afro);



· identifica e respeita as manifestações culturais de grupos representativos da sociedade brasileira, percebendo o caráter ideológico;


· manifestações culturais;



· reconhece e valoriza as manifestações culturais Afro-brasileira e Indígena na construção da identidade do brasileiro(a);


· manifestações culturais Afro-brasileira e Indígena;



· analisa o papel dos meios de comunicação e o poder de manipulação da opinião pública, disseminando a cultura de paz ou a cultura de morte;


· meios de comunicação e o poder de manipulação da opinião pública;



· estabelece relação entre as culturas popular e erudita, superando a visão preconceituosa de cultura;


· culturas popular e erudita;



· reconhece as estratégias criadas pelo sistema econômico dominante para estimular atitudes de consumo, reforçando a alienação através da valorização dos bens materiais;


· sistema econômico dominante;



· conhece os fundamentos que sustentam as sociedades capitalistas;


· as sociedades capitalistas;



· conhece o funcionamento dos vários modos de produção ao longo da história, comparando-os com as diferentes formas de organização do trabalho e as estruturas sociais e culturais;


· modos de produção ao longo da história culturais;



· reconhece a importância das atividades econômicas africanas e indígenas e as diversas modalidades de trabalho para a sociedade brasileira;


· atividades econômicas africanas e indígenas ;



· percebe que as diferenças sociais entre sujeitos, também são provocadas pela forma como as sociedades organizam o trabalho;


· atividades econômicas africanas e indígenas;







· percebe-se como um ser político, compreendendo a necessidade de pensar e decidir sobre a vida em sociedade;


· diferenças sociais entre sujeitos;







· compreende a política como uma rede de interesses e de acordos estabelecidos pelos seres humanos, relacionando-a aos valores sociais e as relações de poder;


· ser político;







· reconhece e valoriza a importância dos movimentos sociais/populares (Movimento dos Sem Terra e Sem Teto, Movimentos de Mulheres no Campo e na Cidade, Movimento Negro, Movimento indígena, Movimento dos Homossexuais, etc.) enquanto prática social de intervenção na estrutura da sociedade;


· a política;







· identifica os regimes políticos brasileirosrelacionando-os ao cenário político mundial;


· movimentos sociais/populares (Movimento dos Sem Terra e Sem Teto, Movimentos de Mulheres no Campo e na Cidade, Movimento Negro, Movimento indígena, Movimento dos Homossexuais, etc.);







· discute sobre o processo eleitoral como fator que pode promover mudanças ou retrocessos;


· os regimes políticos brasileiros ;







· constrói o conceito de filosofia a partir das indagações sobre a própria vida;


· o processo eleitoral;







· considera os mitos e os símbolos como representações sócio- culturais de um povo;


· conceito de filosofia ;







· estabelece relação entre ideologia e visão de mundo;


· mitos e os símbolos;







· reconhece a importância da autonomia e da liberdade na construção do sujeito moral e ético;


· ideologia e visão de mundo;







· conhece as formas de alienação na sociedade, avaliando as condutas massificadoras produzidas pelo individualismo, consumismo e competição presentes nas pessoas e nos grupos sociais;


· autonomia e da liberdade;







· conceitua a cultura como realização humana, que reflete a identidade de um grupo social, superando a visão preconceituosa;


· as formas de alienação na sociedade;







· percebe a arte como forma de conhecer o mundo, valorizando a estética como desenvolvimento da sensibilidade e imaginação;


· cultura como realização humana;







· constrói o conceito de trabalho a partir da perspectiva da dignidade humana, compreendendo-o enquanto ato criativo e formador dos sujeitos;


· a arte como forma de conhecer o mundo;







· percebe-se como sujeito de poder, interferindo nas decisões nos espaços de vivência (família, escola, trabalho, comunidade, etc.);


· o conceito de trabalho;







· discute as relações de poder entre os grupos existentes na sociedade, considerando seus contextos sócio-culturais, políticos e econômicos;


· sujeito de poder;







· conhece as teorias sobre o poder nas diferentes sociedades em diferentes tempos históricos (Aristóteles, Montesquieu, Maquiavel, Michel Fouchol);


· relações de poder;







· estabelece a relação entre democracia e poder, considerando os vários conceitos, construídos historicamente pelas sociedades;


· teorias sobre o poder (Aristóteles, Montesquieu, Maquiavel, Michel Fouchol);







· discute o conceito de soberania do povo e democracia direta nos dias atuais, considerando as iniciativas populares (plebiscito e referendo) como formas possíveis de participação da sociedade civil;


· democracia e poder;







· reconhece a divisão dos poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário) e as relações com as sistemas políticos democráticos e ditatoriais, provocando equilíbrios ou desequilíbrios entre eles;


· o conceito de soberania e democracia direta nos dias atuais,







· discute sobre as idéias liberais e socialistas, confrontando-as com os totalitarismos de direita e esquerda e os fundamentalismos religiosos;


· a divisão dos poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário);







· estabelece relação entre os filósofos clássicos e os contemporâneos, valorizando as expressões filosóficas originárias das classes populares;


· idéias liberais e socialistas, os totalitarismos de direita e esquerda e os fundamentalismos religiosos;







· compreende as revoluções (armadas, ideológicas) como marcos de rupturas de estruturas sócio-históricas;


· entre os filósofos clássicos e os contemporâneos;







· reconhece os movimentos de Canudos e Cangaço como formas de resistências ao regime Republicano, devido ao abandono das camadas populares;


· as revoluções (armadas, ideológicas) ;







· Conhecer o movimento Indígenas de luta pela terra e de valorização da sua cultura tradicional como forma de resist~encia a sociedade envolvente.


· os movimentos de Canudos e Cangaço;







· identifica as ditaduras brasileiras (golpe de 1937 e 1964) como negação da democracia e da cidadania de um povo;


· Conhecer o movimento Indígenas de luta pela terra e de valorização da sua cultura tradicional como forma de resist~encia a sociedade envolvente.







· analisa a Independência do Brasil a partir da conjuntura política e econômica da Europa Ocidental, interferindo nas decisões do Estado Brasileiro;


· as ditaduras brasileiras (golpe de 1937 e 1964);







· compreende a formação territorial brasileira a partir do processo geo-histórico da mundialização da sociedade africana, européia e latino-americana;


· Independência do Brasil;







· relaciona a formação territorial brasileira à economia, considerando os períodos colonial-escravista e urbano-industrial;


· a formação territorial brasileira;







· reconhece a urbanização como fenômeno do mundo atual, considerando o impacto da estruturação industrial;


· formação territorial brasileira à economia;







· identifica as grandes mudanças sócio-econômicas culturais na organização das cidades, percebendo a intervenção dos distintos grupos sociais em diferentes territórios urbanos;


· a urbanização como fenômeno do mundo;







· discute a tendência homogeneizadora do espaço urbano, disseminando os problemas urbanos (violência, poluição, desigualdades sociais);


· mudanças sócio-econômicas culturais;







· conhece iniciativas de resistências das cidades às imposições de ordem global, criando formas alternativas de territórios, através da cooperação e solidariedade vinculadas aos movimentos reivindicatórios;


· a tendência homogeneizadora do espaço urbano;







· percebe as profundas mudanças nos espaços agrários, reconhecendo a agricultura moderna como uma atividade cada vez mais tecnologizada e globalizada;


· iniciativas de resistências das cidades às imposições de ordem global;







· reconhece a manutenção das estruturas agráriastradicionais como forma de resistência a globalização, refletida na luta pelo saber e experiência de vida dos grupos sociais rurais;


· ; mudanças nos espaços agrários;







· percebe que a movimentação atual da população mundial é motivada pela busca do direito a vida e ao trabalho;


· manutenção das estruturas agrárias;







· reconhece as identidades e o pertencimento territorial, considerando a diversidade e o interculturalismo;


· movimentação atual da população mundial;







· percebe o papel do Estado na criação de oportunidades ou de cerceamento de iniciativas das populações nas formas de organização nos vários lugares do mundo;


· identidades e o pertencimento territorial ;







· compreende o meio geográfico como uma construção social, entendendo os espaços como produto da ação humana em suas diferentes formas de organização e relações com a sociedade e a natureza;


· o papel do Estado;







· perceber o impacto do processo de globalização no lugar/espaço, considerando a identidade de pertencimento dos sujeitos como autores de suas vidas e da produção do espaço;


· meio geográfico como uma construção social;







· considera o trabalho como elemento fundamental na vida das pessoas, reconhecendo nas atuais relações de trabalho e nas formas de apropriação das riquezas o surgimento de novas formas de territorialidades;


· processo de globalização no lugar/espaço;







· reconhece que as novas visões de territorialidades definem as relações entre as pessoas, nações e grupos sociais, produzindo e organizando o espaço de formas diferenciadas nos vários lugares e em diferentes tempos;


· o trabalho como elemento fundamental na vida das pessoas;







· analisa a prática da cidadania dos diversos grupos sociais nos diferentes tempos históricos, relacionando-a as diferenças sociais;


· as novas visões de territorialidades ;;







· compreende o conceito de cidadaniarelacionando-o aos diferentes tempos e contextos sócio-históricos (Grécia Antiga, França séc. XIX, Brasil Republicano, etc.), avaliando o nível de participação política da população;


· a prática da cidadania dos diversos grupos sociais nos diferentes tempos históricos;







· relaciona as rebeliões de escravos da Roma Antiga e do Brasil séc. XIX com os Movimentos Negros dos EUA e Brasil do séc. XX, compreendendo-os como formas de resistências na luta pela liberdade e dignidade dos grupos humanos;


· o conceito de cidadania ;







· percebe as ações das etnias, expressa através de várias estratégias (terrorismo, guerra, movimentos musicais, artísticos), como iniciativas cidadãs para a garantia da autonomia e do direito a expressão;


· as rebeliões de escravos da Roma Antiga e do Brasil séc. XIX com os Movimentos Negros dos EUA e Brasil do séc. XX;







· compreende a cidadania a partir de uma visão planetária, valorizando a Declaração Universal dos Direitos Humanos ( igualdade entre os sexos, direitos da infância, da juventude e da velhice, etc.) e o Patrimônio da Humanidade ( preservação da memória, consciência ecológica )


· as ações das etnias;







· entende cultura e trabalho na perspectiva da diversidade, considerando as diferentes representações e produções da vida social;


· a cidadania a partir de uma visão planetária;







· avalia as invenções tecnológicas como fontes e energia (pedra, madeira, água, máquinas, fogo e eletricidade) nos diversos períodos históricos, estabelecendo as semelhanças e diferenças em relação as construções/descobertas e uso pelos diferentes grupos sociais;


· cultura e trabalho na perspectiva da diversidade,;







· compara as Revoluções (Agrícola, Industrial e Tecnológica), percebendo as transformações nos processos produtivos e suas implicações na (re)organização do trabalho e da vivência grupal;


· invenções tecnológicas como fontes e energia (pedra, madeira, água, máquinas, fogo e eletricidade) ;







· identifica as relações de trabalho, considerando a divisão entre os sexos nas sociedades indígenas e camponesas;


· as Revoluções (Agrícola, Industrial e Tecnológica);







· compreende a relação de produção entre as classes sociais (burguesia e operariado), considerando a propriedade privada e a exploração do trabalho;


· as relações de trabalho;







· analisa as novas relações de trabalho ( Terceirização, trabalho informal) no mundo contemporâneo, percebendo o impacto na vida e na saúde dos trabalhadores;


· a relação de produção entre as classes sociais;







· compreende as mudanças e permanências na transformação do tempo pela ação humana, relacionado-o a natureza ( tempo de plantar e colher) e a sociedade( tempo da fábrica e da informação via satélite );


· as novas relações de trabalho;







· compara as várias formas de conceber o trabalho em diferentes tempos e realidades sociais (sociedade indígena, sociedade medieval, sociedades industriais e tecnológicas), questionando a realidade social em que está inserido(a);


· mudanças e permanências na transformação do tempo pela ação humana;







· analisa o processo de continuidade/ruptura naconstrução e desenvolvimento dos meios de transporte, (caravelas, trens, aviões, automóveis) reconhecendo suas interferências nas guerras, nos negócios internacionais e na expansão do consumo, das industrias e da ideologia;


· o trabalho em diferentes tempos e realidades sociais indígena, sociedade medieval, sociedades industriais e tecnológicas;







· reconhece o poder da comunicação através da palavra (a escrita na antiguidade, a evolução da imprensa, a carta, o telégrafo, o rádio, o telefone) e da imagem (fotografia, cinema, televisão, computador, internet, etc.), percebendo as diferentes práticas comunicativas utilizadas intencionalmente pelos grupos sociais;


· construção e desenvolvimento dos meios de transporte, (caravelas, trens, aviões, automóveis);







· constrói o conceito de Estado a partir das transformações históricas ( Monarquias absolutistas, Revolução Francesa, Revolução Americana), estabelecendo relações de ruptura/permanência nas sociedades através de princípios, doutrinas e ideologias;


· o conceito de Estado a partir das transformações históricas ( Monarquias absolutistas, Revolução Francesa, Revolução Americana);







· compreende a Formação do Estado Brasileiro dentro da estrutura capitalista mundial e no contexto da Formação dos Estados Nacionais Europeus ( Estado Português e Alemão), tendo os conteúdos simbólicos (heróis, hino e bandeira nacional) e os discursos nacionalistas (socialismo, nazismo, sionismo) como suporte ideológicos;


· a Formação do Estado Brasileiro dentro da estrutura capitalista mundial e no contexto da Formação dos Estados Nacionais Europeus ( Estado Português e Alemão);







· analisa os conflitos existentes na construção dos Estados Nacionais (Israel e Palestina) e nas disputas étnicas nos estado africanos, posicionando-se a favor da vida e da democracia;


· os conflitos existentes na construção dos Estados Nacionais (Israel e Palestina);







· analisa a Independência do Brasil a partir da conjuntura política e econômica da Europa Ocidental, interferindo nas decisões do Estado Brasileiro;


· a Independência do Brasil a partir da conjuntura política e econômica da Europa Ocidental;


















TEMPO FORMATIVO III – EIXO TEMÁTICO VII (Nível Médio)












SABERES NECESSÁRIOS – CONTEÚDOS DAS DISCIPLINAS


Ciências da Natureza, Matemática, Artes e Atividades Laborais


SABERES NECESSÁRIOS – CONTEÚDOS DAS DISCIPLINAS


Ciências da Natureza, Matemática, Artes e Atividades Laborais








· identifica um ambiente, caracterizando um ecossistema e avaliando o significado das interações estabelecidas entre as pessoas para o funcionamento do sistema;


· ecossistema;



· observa as condições do meio e dos seres vivos, interpretando as relações alimentares como forma de garantir a transferência de matéria e de energia do ecossistema;


· as condições do meio e dos seres vivos;



· realiza experimentos, observando a decomposição da matéria orgânica, relacionando-as com o reaproveitamento e esgotamentos nos ecossistemas;


· a decomposição da matéria orgânica;



· percebe a maneira como o ser humano interfere nos ciclos naturais da matéria para recriar sua existência, avaliando as diferentes medidas que minimizam essa interferência;


· ciclos naturais da matéria;



· descreve as características de regiões poluídas, identificando as principais fontes poluidoras do ar, da água e do solo e suas implicações na vida dos seres vivos;


· características de regiões poluídas;



· avalia as condições ambientais, identificando o destino do lixo e do esgoto, o tratamento da água, a ocupação do solo, as condições dos rios e a qualidade do ar;


· as condições ambientais;



· relaciona as condições sócio-econômicas com a qualidade de vida das populações humanas de diferentes regiões do globo;


· as condições sócioeconômicas;



· compara os índices de desenvolvimento humano de países desenvolvidos com os países em desenvolvimento;


· os índices de desenvolvimento humano;



· identifica as principais doenças que afetam a população brasileira considerando idade, sexo e nível de renda;


· doenças que afetam a população brasileira ;



· conhece os riscos da gravidez na adolescência e as formas de preveni-la;


· gravidez na adolescência;



· identifica as doenças sexualmente transmissíveis e os riscos para a saúde sexual;


· as doenças sexualmente transmissíveis;



· relaciona o saneamento com a mortalidade infantil e com as doenças infecto-contagiosas e parasitárias;


· a mortalidade infantil;



· estabelece relação entre determinadas doenças (cólera e dengue) com a ocupação desordenada dos espaços urbanos e a degradação ambiental;


· doenças (cólera e dengue);



· identifica na estrutura de diferentes seres vivos a organização celular como característica fundamental de todas as formas vivas;


· seres vivos a organização celular;



· reconhece que toda a energia dos sistemas vivos resulta da transformação da energia solar;


· a energia dos sistemas vivos;



· estabelece relação entre DNA, código genético, fabricação de proteínas e determinação das características dos organismos;


· DNA, código genético, fabricação de proteínas;



· reconhece a importância da engenharia genética na produção de alimentos e produtos farmacêuticos;


· engenharia genética;



· relaciona os processos responsáveis pela diversidade genética e a grande variedade de espécies do planeta;


· diversidade genética;



· caracteriza os ciclos da vida de animais e plantas relacionando-os a adaptação em diferentes ambientes;


· os ciclos da vida de animais e plantas;



· reconhece a importância da classificação biológica para a organização e compreensão da enorme diversidade dos seres vivos;


· classificação;



§ conhece propostas para recuperar ou para preservar os ecossistemas brasileiros;


§ os ecossistemas brasileiros;



· identificacaracterísticas humanas ou de animais e plantas, distinguindo as hereditárias das congênitas e adquiridas;


· características humanas ou de animais e plantas;



· analisa aspectos genéticos do funcionamento do corpo humano (distúrbios metabólicos ou antígenos e anticorpos);


· aspectos genéticos do funcionamento do corpo humano (distúrbios metabólicos ou antígenos e anticorpos);



· avalia a importância do aconselhamento genético, percebendo suas finalidades, o acesso e os custos desses serviços;


· aconselhamento genético;



· posiciona-se perante o envolvimento do aspecto econômico na manipulação genética em saúde;


· aspecto econômico na manipulação genética em saúde;



· identifica diferentes explicações sobre a origem do universo, da terra e dos seres vivos;


· a origem do universo, da terra e dos seres vivos;



· identifica alguns fatores (migrações, mutações, seleção, deriva genética) que interferem na constituição genética das populações;


· fatores (migrações, mutações, seleção, deriva genética);



· aponta benefícios e prejuízos natransformação do ambiente para atender aos interesses da espécie humana;


· ansformação do ambiente;



· avalia o impacto da medicina, agricultura e farmacologia no aumento da expectativa de vida da população humana;


· aumento da expectativa de vida da população humana;



· identifica diferentes movimentos que se realizam no cotidiano e as grandezas relevantes para sua observação(distâncias, percursos, velocidade, massa, tempo, etc.);


· movimentos e as grandezas relevantes (distâncias, percursos, velocidade, massa, tempo, etc.);



· reconhece a conservação da quantidade demovimentos linear e angular nas situações concretas de quedas, colisões, jogos, movimentos de carros etc.;


· movimentos linear e angular ;



· utiliza a conservação da quantidade de movimento e a identificação de forças ou truques para fazer análises, previsões e avaliações de situações cotidianas que envolvem movimentos;


· a conservação da quantidade de movimento;



· identificar formas de transformações de energia associadas a movimentos reais (freada, derrapagem, etc.);


· transformações de energia associadas a movimentos reais (freada, derrapagem, etc.);



· distingue situações de equilíbrio estático e dinâmico em ações naturais ou em artefatos tecnológicos;


· situações de equilíbrio estático e dinâmico;



· identifica fenômenos, fontes e sistemas que envolvem calor, selecionando materiais apropriados para diferentes situações;


· fenômenos, fontes e sistemas que envolvem calor;



· utiliza o modelo cinético das moléculas para explicar as propriedades térmicas das substâncias, associando-o ao conceito de temperatura e à sua escala absoluta;


· modelo cinético das moléculas;



· compreende a relação entre a variação de energia térmica e temperatura para avaliar mudanças na temperatura e /ou mudanças de estado da matéria em fenômenos naturais ou processos tecnológicos;


· a variação de energia térmica e temperatura;



· compreende o papel do calor na origem e manutenção da vida;


· do calor;



· Identifica as diferentes fontes de energia (lenha, energia solar e outros combustíveis) e processos de transformações presentes na produção de energia para o uso social;


· fontes de energia (lenha, energia solar e outros combustíveis);



· avalia o uso social e o consumo de energia relacionando-os ao desenvolvimento econômico, tecnológico e a qualidade de vida ao longo da história da humanidade;


· o consumo de energia;



· identifica objetos, sistemas e fenômenos que produzem sons, reconhecendo as características que os diferenciam;


· objetos, sistemas e fenômenos que produzem sons;



· conhece o funcionamento da audição humana, monitorando limites de conforto deficiências auditivas ou poluição sonora;


· o funcionamento da audição humana;



· Identifica objetos, sistemas e fenômenos que produzem imagens, reconhecendo o papel da luz e as características dos fenômenos físicos envolvidos;


· objetos, sistemas e fenômenos que produzem imagens;



· conhece e utiliza adequadamente diferentes instrumentos ou sistemas que servem para ver e ampliar a visão (olhos, óculos, telescópios, microscópios, etc.) sobre as imagens presentes nos ambientes natural e social;


· diferentes instrumentos ou sistemas que servem para ver e ampliar a visão (olhos, óculos, telescópios, microscópios, etc.);



· compreende e utiliza adequadamente diferentes formas de gravar e reproduzir sons e imagens ( fita de vídeo, de CD e DVD, fotografia, vídeo, computadores, etc.);


· diferentes formas de gravar e reproduzir sons e imagens ( fita de vídeo, de CD e DVD, fotografia, vídeo, computadores, etc.);



· compreende a evolução dos meios e da velocidade de transmissão de informação ao longo dos tempos, avaliando seus impactos sociais, econômicos e culturais;


· a evolução dos meios e da velocidade de transmissão de informação;



· compreende as informações fornecidas pelos fabricantes sobre os aparelhos e dispositivos elétricos e residenciais ( voltagem, freqüência, potência );


· os aparelhos e dispositivos elétricos e residenciais ( voltagem, freqüência, potência );



· dimensiona o custo do consumo de energia, propondo alternativas seguras para a economia de energia;


· consumo de energia;



· reconhece a relação entre fenômenos magnéticos e elétricos, explicando o funcionamento de motores elétricos e seus componentes;


· a relação entre fenômenos magnéticos e elétricos;



· compreende o funcionamento de pilhas e baterias, incluindo constituição material, processos químicos e transformações de energia;


· o funcionamento de pilhas e baterias;



· compreende o funcionamento de diferentes geradores, explicando a produção de energia em hidrelétrica, termelétricas, etc.;


· o funcionamento de diferentes geradores;



· compreende o funcionamento de circuitos oscilantes e o papel das antenas, explicando a modulação, emissão e recepção de ondas portadoras (radar, rádio, televisão, telefonia celular);


· o funcionamento de circuitos oscilantes e o papel das antenas;



· avalia o impacto do uso da eletricidade sobre a vida econômica e social;


· uso da eletricidade;



· utiliza os modelos atômicos propostos para a constituição da matéria, explicando diferentes propriedades dos materiais (térmicas, elétricas e magnéticas);


· modelos atômicos propostos para a constituição da matéria;



· compreende a constituição e organização da matéria viva e suas especificidades, relacionando-as aos modelos físicos;


· constituição e organização da matéria viva;



· identifica diferentes tipos de radiações presentes na vida cotidiana, reconhecendo sua sistematização no espectro eletromagnético;


· tipos de radiações;



· avalia efeitos biológicos e ambientais do uso de radiação não-ionizantes em situações do cotidiano;


· efeitos biológicos e ambientais do uso de radiação não-ionizantes;



· identifica elementos básicos de microeletrônica, compreendendo o processamento de informação (processadores, microprocessadores, redes de informática e sistemas de automação);


· elementos básicos de microeletrônica ;



· acompanha e avalia o impacto social e econômico da automação e informatização na vida contemporânea;


· o impacto social e econômico da automação e informatização;



· conhece as relações entre os movimentos da terra, da lua e do sol para a descrição de fenômenos astronômicos ( duração do dia e da noite, estações do ano, fases da lua, eclipses);


· os movimentos da terra, da lua e do sol ( duração do dia e da noite, estações do ano, fases da lua, eclipses);



· Conhece as teorias e modelos propostos para a origem, evolução e constituição do Universo;


· as teorias e modelos propostos para a origem, evolução e constituição do Universo;



· conhece aspectos dos modelos explicativos da origem e constituição do universo, considerando as diferentes culturas;


· aspectos dos modelos explicativos da origem e constituição do universo ;



· reconhece as transformações químicas por meio de diferenças entre os seus estados iniciais e finais;


· as transformações químicas;



· reconhece as transformações químicas que ocorrem na natureza e em diferentes sistemas produtivos e tecnológicos;


· as transformações químicas que ocorrem na natureza;



· compreende e utiliza a conservação da massanas transformações químicas;


· a conservação da massa;



· reconhece as implicações ambientais e sociais causadas pelo uso de matérias-primas, reagentes e produtos de transformações químicas pelos sistemas produtivos;


· uso de matérias-primas, reagentes e produtos de transformações químicas;



· identifica uma substância, reagente ou produto, de acordo com suas propriedades(temperatura de fusão e de ebulição, densidade, solubilidade, condutividade térmica e elétrica);


· substância, reagente ou produto, (temperatura de fusão e de ebulição, densidade, solubilidade, condutividade térmica e elétrica);



· identifica e avalia os resultados dos métodos de separação de substâncias utilizadas nos sistemas produtivos;


· métodos de separação de substâncias;



· compreende os modelos explicativos como construções humanas num dado contexto histórico;


· os modelos explicativos;



· representa as substâncias e as transformações químicas a partir dos códigos, símbolos e expressões próprios da Química;


· as substâncias e as transformações químicas;



· traduz as relações entre massa e energia nas transformações químicas em termos de quantidade da matéria e energia, avaliando como ocorrem nos sistemas produtivos, rural e industrial;


· as relações entre massa e energia nas transformações químicas;



· identifica a produção de energia térmica e elétrica em diferentes transformações químicas;


· produção de energia térmica e elétrica;



· busca informações sobre transformações químicas que produzem energia utilizadas pelos sistemas produtivos e os resultados para os ambientes natural e social;


· transformações químicas que produzem energia;



· compreende os estados sólido, líquido e gasoso em função das interações eletrostáticas entre átomos, moléculas ou íons;


· os estados sólido, líquido e gasoso;



· reconhecetransformações nucleares como fonte de energia, avaliando os riscos e benefícios para a humanidade;


· transformações nucleares;



· observar e identificar transformações químicas que ocorrem em diferentes escalas de tempo, conhecendo a importância dos modelos explicativos para a compreensão da rapidez, concentração e pressão;


· transformações químicas;



· reconhece a coexistência de reagentes e produtos que provocam variações no estado de equilíbrio de certas transformações químicas e suas implicações para os processos naturais e produtivos;


· reagentes e produtos;



· compreende como as variações da pressão e temperatura atmosférica e solubilidade de gases afetam a vida humana;


· variações da pressão e temperatura atmosférica e solubilidade de gases;



· compreende o processo de separação dos componentes do ar para obtenção de matéria-prima (oxigênio, nitrogênio e gases nobres), avaliando a produção, o consumo e a utilização pela sociedade;


· separação dos componentes do ar para obtenção de matéria-prima (oxigênio, nitrogênio e gases nobres);;



· analisa as perturbações da atmosfera através das ações humanas, compreendendo seus efeitos a curto, médio e longo prazo;


· perturbações da atmosfera através das ações humanas;



· compreende como a atmosfera participa dos ciclos do nitrogênio, oxigênio e gás carbônico na natureza;


· ciclos do nitrogênio, oxigênio e gás carbônico;



· conhece a composição das águas naturais, qualitativa e quantitativamente, e as diferentes propriedades apresentada por essas soluções aquosas;


· composição das águas naturais;



· compreende a necessidade de selecionar procedimentos apropriados para o tratamento e preservação da água potável;


· o tratamento e preservação da água potável;



· compreende o uso da água do mar e dos processos químicos utilizados na indústrias cloro-química e suas implicações sócio-econômicas;


· o uso da água do mar;



· identifica a participação da hidrosfera nos ciclos do nitrogênio, do gás carbônico e da água, compreen-dendo as transformações químicas ocorridas;


· participação da hidrosfera nos ciclos do nitrogênio, do gás carbônico e da água;



· conhece as idéias sobre origem, evolução e composição da litosfera (solo e subsolo);


· origem, evolução e composição da litosfera (solo e subsolo);



· compreende a relação entre propriedade dos solos (acidez, alcalinidade) e a produção agrícola;


· propriedade dos solos (acidez, alcalinidade) e a produção agrícola;



· reconhece o uso do carvão, petróleo, gás natural e outros materiais como combustíveis e como fonte de materiais para a indústria carboquímica e petroquímica;


· o uso do carvão, petróleo, gás natura;



· compreende os processos de mineração e produção de metais, como ferro, alumínio e cobre e suas ligas e seus usos na sociedade;


· processos de mineração e produção de metais;



· reconhece os fenômenos da desertificação, vulcanismo, terremotos, mineração, construção de barragens, poluição como resultado de perturbações naturais e humanas ao logo do tempo;


· os fenômenos da desertificação, vulcanismo, terremotos, mineração, construção de barragens, poluição;



· reconhece a composição, propriedades e funções dos componentes principais dos alimentos (carboidratos, proteínas, lipídeos), entendendo os processos de conservação;


· a composição, propriedades e funções dos componentes principais dos alimentos (carboidratos, proteínas, lipídeos);



· compreende os processos de transformação do petróleo , carvão mineral e gás natural em materiais e substâncias utilizadas no sistema produtivo, avaliando a produção e usos sociais;


· os processos de transformação do petróleo , carvão mineral e gás natural em materiais e substâncias;



· compreende os impactos ambientais dentro da ótica do desenvolvimento sustentável;


· os impactos ambientais;



· conhece os modelos atômicos quânticospropostos para explicar a constituição e propriedade da matéria;


· modelos atômicos quânticos;



· compreende as ligações químicas como resultantes das interações eletrostáticas que associam átomos e moléculas;


· ligações químicas;



· conhece os modelos de núcleo, constituídos de nêutrons e prótons, identificando suas principais forças de interação;


· modelos de núcleo, constituídos de nêutrons e prótons;



· interpreta processos nucleares em usinas de produção de energia elétrica na industria, agricultura e medicina, comparando os riscos e benefícios do uso da tecnologia nuclear;


· processos nucleares em usinas de produção de energia elétrica;



· reconhece e utiliza a linguagem algébrica nas ciências;


· a linguagem algébrica;



· compreende o conceito de função, associando-o a exemplos da vida cotidiana;


· o conceito de função;



· associa diferentes funções a seus gráficos correspondentes;


· diferentes funções a seus gráficos correspondentes;



· lê e interpreta diferentes linguagens e representações envolvendo variações de grandezas identifica regularidades em expressões matemáticas, estabelecendo relações entre as variáveis;


· variações de grandezas;



· utiliza e interpreta modelos para resolução de problemas, envolvendo medições (cálculos de distâncias inacessíveis e modelos que correspondem a fenômenos periódicos);


· medições (cálculos de distâncias inacessíveis e modelos que correspondem a fenômenos periódicos);



· reconhece o uso de relações trigonométricas em diferentes épocas e contextos sociais;


· relações trigonométricas;



· identifica dados e relações geométricas relevantes na resolução de situações-problema;


· e relações geométricas;



· analisa e interpreta diferentes representações de figuras planas, como desenhos, mapas plantas de edifícios, etc.;


· analisa e interpreta diferentes representações de figuras planas, como desenhos, mapas plantas de edifícios, etc.;



· usa formas geométricas planas e espaciais para representar o mundo real;


· formas geométricas planas e espaciais;



· faz uso de escalas em representações planas;


· representações planas;



· utiliza o conhecimento geométrico para leitura, compreensão e ação sobre a realidade;


· conhecimento geométrico;



· identifica e faz uso de diferentes formas para realizar medidas e cálculos;


· medidas e cálculos;



· utiliza propriedades geométricas para medir, quantificar e fazer estimativas;


· propriedades geométricas;



· interpreta e faz uso de modelos para a resolução de problemas geométricos;


· resolução de problemas geométricos;



· reconhece que uma mesma situação pode ser tratada com diferentes instrumentos matemáticos;


· diferentes instrumentos matemáticos;



· associa situações e problemas geométricos a suas correspondentes formas algébricas e representações gráficas e vice-versa;


· situações e problemas geométricos;



· identifica formas adequadas para descrever, representar dados numéricos e informações de natureza social, econômica, política, científico-tecnológica ou abstrata;


· dados numéricos e informações;



· lê e interpreta dados e informações de caráter estatístico apresentados em diferentes linguagens e representações;


· diferentes linguagens e representações;



· obtêm médias e avalia desvios de conjuntos de dados ou informações de diferentes naturezas;


· desvios de conjuntos de dados ou informações de diferentes naturezas;



· compreende e posiciona-se sobre informações estatísticas de natureza social, econômica, política e científica;


· informações estatísticas de natureza social, econômica, política e científica;



· decide sobre a forma mais adequada de organizar números e informações, simplificando cálculos em situações reais de grande quantidade de dados;


· números e informações;



· Identifica regularidades para estabelecer regras e propriedades em processo de contagem;


· regras e propriedades em processo de contagem;



· utiliza o raciocínio combinatório nos processos de contagem;


· o raciocínio combinatório ;



· compreende o significado e a importância da probabilidade como meio de prever resultados;


· ; probabilidade ;



· quantifica e faz previsões em situações aplicadas a diferentes áreas do conhecimento e da vida cotidiana que envolva o pensamento probabilístico;


· pensamento probabilístico;



· reconhece e valoriza as expressões artísticas local, nacional e internacional;


· expressões artísticas;



· realiza e socializa produções artísticas, expressando afeto, sentimento e emoção;


· produções artísticas;



· aprecia e/ou vivência individual ou coletivamente, produções em diversas modalidades artísticas (música, dança, teatro, pintura, escultura, etc.) percebendo a relação entre a arte e a consciência corporal;


· diversas modalidades artísticas (música, dança, teatro, pintura, escultura, etc.) ;



· valoriza e/ou pratica a arte popular local (dança de rua, dança afro, pagode, grafite, teatro de rua,reisado, festas populares, cordel, repente etc.);


· a arte popular local (dança de rua, dança afro, pagode, grafite, teatro de rua,reisado, festas populares, cordel, repente etc.);



· expressa a musicalidade, utilizando a voz ou instrumento eletrônico ou acústico, trabalhando com improvisações, composições e interpretações;


· improvisações, composições e interpretações;



· Conhecer os instrumentos musicais de origem indígena, suas pinturas corporais e seus significados


· Conhecer os instrumentos musicais de origem indígena, suas pinturas corporais e seus significados



· desenvolve a expressão corporal, experimentando diferentes improvisações e composições coreográficas a partir de fontes diversas (orientações, jogos, elementos de movimentos, sons e silêncio, histórias, etc.);


· expressão corporal;



· estabelece relações entre a atividade artística e movimento, realizando criações corporais expressivas, improvisação, interpretação de personagens, atuação, adaptação de textos temáticos;


· atividade artística e movimento;



· utiliza a arte e o corpo como expressão da aprendizagem construída em torno dos conhecimentos dos Eixos Temáticos e da Área de Conhecimento;


· arte e o corpo como expressão da aprendizagem;;



· produz arte utilizando materiais diversos (papel, pedra, barro, tecido, garrafa plástica etc.), criando e recriando formas em diferentes espaços;


· criando e recriando formas em diferentes espaços;



· comunica-se através de atividades artísticas, construindo e experimentando instrumentos musicais, convencionais ou não com materiais reciclados, naturais ou fabricados;


· atividades artísticas;



· participa ativamente de projetos/concursos artísticos promovidos pelos vários espaços (local, estadual e nacional);


· participa ativamente de projetos/concursos artísticos promovidos pelos vários espaços (local, estadual e nacional);



· demonstra a importância das imagens e seus significadosatravés de atividades visuais e áudios-visuais por meio de desenho, colagem, construção, gravura, pintura e fotografia;


· imagens e seus significados;



· produz atividades artísticas utilizando os meios eletrônicos ( vídeos, design, artes gráficas e outros);


· atividades artísticas;



· conhece e valoriza as manifestações artísticas da cultura Afro-brasileira e indígena ( capoeira, maculelê, samba de roda, danças indígenas, etc.);


· as manifestações artísticas da cultura Afro-brasileira e indígena;

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