Este blog se destina aos professores dos cursos funtamental e médio poderem compartilhar materiais como Planos de Aula, Planos de Curso, Planos de Unidade, Atividades em Geral, Avaliações, Aulas recreativas ; divulgar seus blogs pedagógicos ; compartilhar idéias pedagógicas , textos e títulos de livros que considerem importantes para a prática do professor; cursos e tanto mais enfim. Este blog é o embrião de uma ideia que pode dar certo e ser muito útil para todos nós e também para professores em iniciação que aqui poderão encontrar suportes para suas primeiras práticas didáticas. Tudo também dependerá da sua participação , com postagens, sugestões e ideias em geral. E então? Vamos nessa? Inicialmente o material pode ser postado em comentários ou mandado para o meu e-mail que pode ser visto no alto do blog para que então eu possa fazer a postagem definitiva. Contaremos com a colaboração uns dos outros. Um grande abraço, e mãos às obras !!
quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012
TEMPO FORMATIVO III ( NÍVEL MÉDIO )
SABERES NECESSÁRIOS – CONTEÚDOS DAS DISCIPLINAS
LINGUAGENS, CIÊNCIAS HUMANAS, ARTES E ATIVIDADES LABORAIS
SABERES NECESSÁRIOS – CONTEÚDOS DAS DISCIPLINAS
LINGUAGENS, CIÊNCIAS HUMANAS, ARTES E ATIVIDADES LABORAIS
· busca apoio no significado de palavras conhecidas na construção de textos;
· significado de palavras conhecidas ;
· faz relações entre os significados das palavras para construir proposições;
· significados das palavras;
· constrói um significado global, a partir do entendimento da função das partes do texto;
· função das partes do texto;
· organiza as idéias globais do texto de forma coerente;
· as idéias globais do texto de forma coerente;
· articula as idéias do texto com os saberes da vida;
· os saberes da vida;
· reconhece características de uma narrativa ficcional ( narrador, personagens, espaço, tempo, conflito, desfecho);
· narrativa ficcional ( narrador, personagens, espaço, tempo, conflito, desfecho);
· reconhece recursos prosódicos em texto poético (rima, ritmo, assonância, alteração, onomatopéia);
· recursos prosódicos em texto poético (rima, ritmo, assonância, alteração, onomatopéia);
· reconhececaracterísticas típicas de texto de análise ou opinião (tese, argumento, contra-argumento, conclusão);
· características típicas de texto de análise ou opinião (tese, argumento, contra-argumento, conclusão);
· reconhececaracterísticas de um texto informativo (tópico e hierarquia de informação, exemplificação, analogia);
· características de um texto informativo (tópico e hierarquia de informação, exemplificação, analogia);
· compara o tratamento da informação em diversas notícias sobre o mesmo fato;
· tratamento da informação;
· identifica marcas políticas, econômicas e ideológicas nos textos lidos;
· marcas políticas, econômicas e ideológicas ;
· compara as diferenças de uma mesma informação em diferentes veículos informativos (jornal, revista, televisão, rádio);
· diferenças de uma mesma informação em diferentes veículos informativos (jornal, revista, televisão, rádio);
· relaciona valores e sentidos veiculados por um texto informativo ou analítico-opinativo;
· e sentidos veiculados por um texto informativo ou analítico-opinativo;
· compara paráfrase, avaliando o grau de fidelidade ao texto original;
· paráfras ;
· avalia a intenção da paródia de um texto dado;
· paródia;
· compara textos de diferentes autores ou de diferentes épocas, estabelecendo semelhanças e diferenças;
· textos de diferentes autores ou de diferentes épocas ;
· identifica a tese e os argumentos de um texto opinativo;
· texto opinativo;
· analisa e seleciona argumentos para a corroboração da tese em textos opinativos e narrativos;
· textos opinativos e narrativos;
· estabelece relações comparativas entre duas operações argumentativas, considerando as diferenças de sentido;
· operações argumentativas;
· relaciona o narrador ao foco narrativo (ponto de vista);
· foco narrativo (ponto de vista);
· relaciona a organização do cenário (tempo e espaço) com o enredo e a ação das personagens;
· organização do cenário (tempo e espaço) com o enredo e a ação das personagens;
· distingue texto literário de texto não literário, identificando a finalidade e convencionalidade;
· texto literário de texto não literário;
· compara mais de um texto literário, percebendo semelhanças ou diferenças de acordo com o tempo e o contexto histórico;
· tempo e o contexto histórico;
· reconhece a adequação ou inadequação de registros em diferentes situações de uso da língua ( oral, escrita, níveis de registros, dialetos;
· registros em diferentes situações de uso da língua ( oral, escrita, níveis de registros, dialetos;
· observa a variação lingüística, compreendendo os valores sociais implicados ( o preconceito contra os falares populares em oposição às formas dos grupos socialmente favorecidos);
· variação lingüística, ( o preconceito contra os falares populares em oposição às formas dos grupos socialmente favorecidos);
· percebe as variações lingüísticas a partir das diferenças entre oralidade e escrita na produção de textos;
· variações lingüísticas a partir das diferenças entre oralidade e escrita;
· compara textos de diferentes gêneros quanto ao tratamento temático e aos recursos formais utilizados;
· textos de diferentes gêneros;
· estabelece relações entre partes de um texto a partir de repetição e substituição de um termo
· partes de um texto;
· analisa as relações sintático-semânticas em segmentos do texto (gradação, disjunção, explicação/relação casual, conclusão, comparação contraposição, etc.);
· relações sintático-semânticas (gradação, disjunção, explicação/relação casual, conclusão, comparação contraposição, etc.);
· emprega os mecanismos de coesão referencial ( pronominal, repetição, substituição lexical, elipse) e de articulação frasal (encaixamento, subordinação, coordenação) de acordo as possibilidades de cada modalidade textual;
· coesão referencial ( pronominal, repetição, substituição lexical, elipse) e de articulação frasal (encaixamento, subordinação, coordenação) de acordo as possibilidades de cada modalidade textual;
· utiliza recursos oferecidos pelo sistema verbal na produção textual (tempos e modos verbais, formas pessoais, impessoais, condicionais);
· sistema verbal na produção textual (tempos e modos verbais, formas pessoais, impessoais, condicionais);
§ percebe a importância da utilização de recursos próprios do padrão escrito na organização textual (paragrafação, periodização, pontuação, sintagmática e expressiva
§ organização textual (paragrafação, periodização, pontuação, sintagmática e expressiva;
· faz uso das convenções para citação do discurso direto e indireto (dois-pontos, travessão, aspas, tempo verbal, expressões introdutórias, paráfrase, contexto narrativo;
· discurso direto e indireto (dois-pontos, travessão, aspas, tempo verbal, expressões introdutórias, paráfrase, contexto narrativo;
· emprega as regras de concordância verbal e nominal na construção textual, considerando os chamados casos especiais;
· concordância verbal e nominal;
· relaciona a estratégia argumentativa de um texto aos recursos coesivos e os operadores argumentativos;
· recursos coesivos e os operadores argumentativos;
· identifica relações entre partes de um texto a partir de mecanismos de concordância verbal e nominal;
· concordância verbal e nominal;
· realiza análise sintático-semânticas em segmentos do texto (gradação, disfunção, explicação, conclusão, comparação, contraposição, exemplificação, retificação, explicitação)
· análise sintático-semânticas (gradação, disfunção, explicação, conclusão, comparação, contraposição, exemplificação, retificação, explicitação)
· analisa o efeito do uso da pontuação expressiva nos procedimentos da leitura e da escrita (interrogação, exclamação, reticências, aspas);
· pontuação (interrogação, exclamação, reticências, aspas);
· utiliza os recursos lexicais de acordo com as estratégias argumentativas presentes nos textos (metáfora, metonímia, hiponímia, hiperonímia, repetição);
· recursos lexicais (metáfora, metonímia, hiponímia, hiperonímia, repetição);
· usa os recursos sintáticos nas estratégias argumentativas presentes no texto (paralelismo, inversão, intercalação, coordenação, subordinação);
· recursos sintáticos (paralelismo, inversão, intercalação, coordenação, subordinação);
· reconhece os recursos semânticos na estratégia argumentativa presentes no texto (oposição/aproximação, gradação, campo semântico, atenuação, eufemismo, hipérbole, ironia);
· recursos semânticos (oposição/aproximação, gradação, campo semântico, atenuação, eufemismo, hipérbole, ironia);
· analisa as implicações sócio-históricas dosíndices contextuais e situacionais na construção da imagem do locutor e interlocutor na leitura e produção de texto oral e escrito (marcas dialetais, níveis de registros, jargão, gíria);
· índices contextuais e situacionais na construção da imagem do locutor e interlocutor (marcas dialetais, níveis de registros, jargão, gíria);
· utiliza o dicionário para escolha de palavras com sentido apropriado para cada contexto, considerando as diferentes acepções das palavras na língua estrangeira;
· palavras com sentido apropriado para cada contexto;
· domina a escrita e a leitura da língua estrangeira em estudo, utilizando com propriedade as estruturas lingüísticas aprendidas ( tempos verbais, expressões idiomáticas, falsos cognatos);
· escrita e a leitura da língua estrangeira;
· busca a partir das palavras em português, significados mais adequado para as palavras em língua estrangeira;
· significados mais adequado para as palavras ;
· desenvolve técnica de tradução e versão, partindo de palavras-chave e de palavras-ferramenta (verbos, substantivos, conjunções);
· tradução e versão (verbos, substantivos, conjunções);
· aprimora a capacidade de ouvir, falar, ler e escrever,valorizando as funções comunicativas e o caráter prático de uso dos códigos estrangeiros
· funções comunicativas e o caráter prático de uso dos códigos estrangeiros
· lê e interpreta textos de diferentes naturezas, utilizando a língua estrangeira
· textos de diferentes naturezas;
· aplica as funções comunicativas da língua estrangeira nas situações do cotidiano (pedir e oferecer ajuda, agradecer, cumprimentar, solicitar informações;
· funções comunicativas;
· percebe o caráter dinâmico da língua estrangeira no seu aspecto formal e informal (transgressão, uso de gíria e empréstimos lingüísticos);
· aspecto formal e informal (transgressão, uso de gíria e empréstimos lingüísticos);
· faz uso da informática e de outros meios eletrônicos disponíveis, facilitando a aquisição e o uso de novas aprendizagens em línguas estrangeiras;
· uso da informática e de outros meios eletrônicos disponíveis;
· associa aprendizados da língua materna aos da língua estrangeira;
· língua materna língua estrangeira;
· realiza e socializa produções artísticas, expressando afeto, sentimento e emoção;
· produções artísticas, expressando afeto, sentimento e emoção;
· aprecia e/ou vivência individual ou coletivamente, produções em diversas modalidades artísticas ( música, dança, teatro, artes visuais), percebendo a relação entre a arte e a consciência corporal
· diversas modalidades artísticas ( música, dança, teatro, artes visuais), percebendo a relação entre a arte e a consciência corporal;
· valoriza e/ou pratica a arte popular local (dança de rua, dança afro, grafite, teatro de rua,reisado, cordel, repente, etc.);
· arte popular local (dança de rua, dança afro, grafite, teatro de rua,reisado, cordel, repente, etc.);
· expressa a musicalidade, utilizando a voz ou instrumento eletrônico ou acústico, trabalhando comimprovisações, composições e interpretações;
· musicalidade, improvisações, composições e interpretações;
· estabelece relações entre a atividade artística e movimento, realizando criações corporais expressivas, improvisação, interpretação de personagens, atuação, adaptação de textos temáticos;
· criações corporais expressivas, improvisação, interpretação de personagens, atuação, adaptação de textos temáticos;
· utiliza a arte e o corpo como expressão da aprendizagem construída em torno dos conhecimentos dos Eixos Temáticos e da Área de Conhecimento;
· a arte e o corpo como expressão da aprendizagem;
· produz arte utilizando materiais diversos (papel, pedra, barro, tecido, garrafa plástica, etc.), criando e recriando formas em diferentes espaços;
· arte formas em diferentes espaços;
· participa ativamente de projetos/concursos artísticos promovidos pelos setores públicos e privados;
· projetos/concursos artísticos;
· demonstra a importância das imagens e seus significadosatravés de atividades visuais e áudios-visuais por meio de desenho, colagem, construção, gravura, pintura e fotografia;
· imagens e seus significados por meio de desenho, colagem, construção, gravura, pintura e fotografia;
· conhece e valoriza as manifestações artísticas da cultura Afro-brasileira e Indígena ( capoeira, maculelê, samba de roda, danças indígenas, etc.);
· manifestações artísticas da cultura Afro-brasileira e Indígena ( capoeira, maculelê, samba de roda, danças indígenas, etc.);
· percebe-se como ser integrante da sociedade;
· ser integrante da sociedade;
· reconhece que a sociedade é formada de vários grupos e subgrupos com interesses diferenciados;
· sociedade;
· identifica as diversas instituições sociais (família, escola, trabalho, igreja, terreiro, sindicato, associação de bairro) como orientadoras no processo de socialização dos sujeitos durante toda a vida;
· instituições sociais (família, escola, trabalho, igreja, terreiro, sindicato, associação de bairro) ;
· compreende que os diferentes processos sociais (associativos e dissociativos) influenciam o comportamento em sociedade;
· diferentes processos sociais (associativos e dissociativos) ;
· reconhece a participação dos sujeitos no processo de alterações nas estruturas e instituições sociais, percebendo as estruturas de poder dentro da sociedade;
· estruturas e instituições sociais;
· percebe as diferenças entre sistemas políticos democráticos e autoritários, valorizando as estruturas participativas de poder;
· sistemas políticos democráticos e autoritários;
· compreende a diversidade de vida cultural dos grupos sociais( Indígena, Campo, Afro), desenvolvendo um olhar mais crítico sobre a industria cultural;
· diversidade de vida cultural dos grupos sociais( Indígena, Campo, Afro);
· identifica e respeita as manifestações culturais de grupos representativos da sociedade brasileira, percebendo o caráter ideológico;
· manifestações culturais;
· reconhece e valoriza as manifestações culturais Afro-brasileira e Indígena na construção da identidade do brasileiro(a);
· manifestações culturais Afro-brasileira e Indígena;
· analisa o papel dos meios de comunicação e o poder de manipulação da opinião pública, disseminando a cultura de paz ou a cultura de morte;
· meios de comunicação e o poder de manipulação da opinião pública;
· estabelece relação entre as culturas popular e erudita, superando a visão preconceituosa de cultura;
· culturas popular e erudita;
· reconhece as estratégias criadas pelo sistema econômico dominante para estimular atitudes de consumo, reforçando a alienação através da valorização dos bens materiais;
· sistema econômico dominante;
· conhece os fundamentos que sustentam as sociedades capitalistas;
· as sociedades capitalistas;
· conhece o funcionamento dos vários modos de produção ao longo da história, comparando-os com as diferentes formas de organização do trabalho e as estruturas sociais e culturais;
· modos de produção ao longo da história culturais;
· reconhece a importância das atividades econômicas africanas e indígenas e as diversas modalidades de trabalho para a sociedade brasileira;
· atividades econômicas africanas e indígenas ;
· percebe que as diferenças sociais entre sujeitos, também são provocadas pela forma como as sociedades organizam o trabalho;
· atividades econômicas africanas e indígenas;
· percebe-se como um ser político, compreendendo a necessidade de pensar e decidir sobre a vida em sociedade;
· diferenças sociais entre sujeitos;
· compreende a política como uma rede de interesses e de acordos estabelecidos pelos seres humanos, relacionando-a aos valores sociais e as relações de poder;
· ser político;
· reconhece e valoriza a importância dos movimentos sociais/populares (Movimento dos Sem Terra e Sem Teto, Movimentos de Mulheres no Campo e na Cidade, Movimento Negro, Movimento indígena, Movimento dos Homossexuais, etc.) enquanto prática social de intervenção na estrutura da sociedade;
· a política;
· identifica os regimes políticos brasileirosrelacionando-os ao cenário político mundial;
· movimentos sociais/populares (Movimento dos Sem Terra e Sem Teto, Movimentos de Mulheres no Campo e na Cidade, Movimento Negro, Movimento indígena, Movimento dos Homossexuais, etc.);
· discute sobre o processo eleitoral como fator que pode promover mudanças ou retrocessos;
· os regimes políticos brasileiros ;
· constrói o conceito de filosofia a partir das indagações sobre a própria vida;
· o processo eleitoral;
· considera os mitos e os símbolos como representações sócio- culturais de um povo;
· conceito de filosofia ;
· estabelece relação entre ideologia e visão de mundo;
· mitos e os símbolos;
· reconhece a importância da autonomia e da liberdade na construção do sujeito moral e ético;
· ideologia e visão de mundo;
· conhece as formas de alienação na sociedade, avaliando as condutas massificadoras produzidas pelo individualismo, consumismo e competição presentes nas pessoas e nos grupos sociais;
· autonomia e da liberdade;
· conceitua a cultura como realização humana, que reflete a identidade de um grupo social, superando a visão preconceituosa;
· as formas de alienação na sociedade;
· percebe a arte como forma de conhecer o mundo, valorizando a estética como desenvolvimento da sensibilidade e imaginação;
· cultura como realização humana;
· constrói o conceito de trabalho a partir da perspectiva da dignidade humana, compreendendo-o enquanto ato criativo e formador dos sujeitos;
· a arte como forma de conhecer o mundo;
· percebe-se como sujeito de poder, interferindo nas decisões nos espaços de vivência (família, escola, trabalho, comunidade, etc.);
· o conceito de trabalho;
· discute as relações de poder entre os grupos existentes na sociedade, considerando seus contextos sócio-culturais, políticos e econômicos;
· sujeito de poder;
· conhece as teorias sobre o poder nas diferentes sociedades em diferentes tempos históricos (Aristóteles, Montesquieu, Maquiavel, Michel Fouchol);
· relações de poder;
· estabelece a relação entre democracia e poder, considerando os vários conceitos, construídos historicamente pelas sociedades;
· teorias sobre o poder (Aristóteles, Montesquieu, Maquiavel, Michel Fouchol);
· discute o conceito de soberania do povo e democracia direta nos dias atuais, considerando as iniciativas populares (plebiscito e referendo) como formas possíveis de participação da sociedade civil;
· democracia e poder;
· reconhece a divisão dos poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário) e as relações com as sistemas políticos democráticos e ditatoriais, provocando equilíbrios ou desequilíbrios entre eles;
· o conceito de soberania e democracia direta nos dias atuais,
· discute sobre as idéias liberais e socialistas, confrontando-as com os totalitarismos de direita e esquerda e os fundamentalismos religiosos;
· a divisão dos poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário);
· estabelece relação entre os filósofos clássicos e os contemporâneos, valorizando as expressões filosóficas originárias das classes populares;
· idéias liberais e socialistas, os totalitarismos de direita e esquerda e os fundamentalismos religiosos;
· compreende as revoluções (armadas, ideológicas) como marcos de rupturas de estruturas sócio-históricas;
· entre os filósofos clássicos e os contemporâneos;
· reconhece os movimentos de Canudos e Cangaço como formas de resistências ao regime Republicano, devido ao abandono das camadas populares;
· as revoluções (armadas, ideológicas) ;
· Conhecer o movimento Indígenas de luta pela terra e de valorização da sua cultura tradicional como forma de resist~encia a sociedade envolvente.
· os movimentos de Canudos e Cangaço;
· identifica as ditaduras brasileiras (golpe de 1937 e 1964) como negação da democracia e da cidadania de um povo;
· Conhecer o movimento Indígenas de luta pela terra e de valorização da sua cultura tradicional como forma de resist~encia a sociedade envolvente.
· analisa a Independência do Brasil a partir da conjuntura política e econômica da Europa Ocidental, interferindo nas decisões do Estado Brasileiro;
· as ditaduras brasileiras (golpe de 1937 e 1964);
· compreende a formação territorial brasileira a partir do processo geo-histórico da mundialização da sociedade africana, européia e latino-americana;
· Independência do Brasil;
· relaciona a formação territorial brasileira à economia, considerando os períodos colonial-escravista e urbano-industrial;
· a formação territorial brasileira;
· reconhece a urbanização como fenômeno do mundo atual, considerando o impacto da estruturação industrial;
· formação territorial brasileira à economia;
· identifica as grandes mudanças sócio-econômicas culturais na organização das cidades, percebendo a intervenção dos distintos grupos sociais em diferentes territórios urbanos;
· a urbanização como fenômeno do mundo;
· discute a tendência homogeneizadora do espaço urbano, disseminando os problemas urbanos (violência, poluição, desigualdades sociais);
· mudanças sócio-econômicas culturais;
· conhece iniciativas de resistências das cidades às imposições de ordem global, criando formas alternativas de territórios, através da cooperação e solidariedade vinculadas aos movimentos reivindicatórios;
· a tendência homogeneizadora do espaço urbano;
· percebe as profundas mudanças nos espaços agrários, reconhecendo a agricultura moderna como uma atividade cada vez mais tecnologizada e globalizada;
· iniciativas de resistências das cidades às imposições de ordem global;
· reconhece a manutenção das estruturas agráriastradicionais como forma de resistência a globalização, refletida na luta pelo saber e experiência de vida dos grupos sociais rurais;
· ; mudanças nos espaços agrários;
· percebe que a movimentação atual da população mundial é motivada pela busca do direito a vida e ao trabalho;
· manutenção das estruturas agrárias;
· reconhece as identidades e o pertencimento territorial, considerando a diversidade e o interculturalismo;
· movimentação atual da população mundial;
· percebe o papel do Estado na criação de oportunidades ou de cerceamento de iniciativas das populações nas formas de organização nos vários lugares do mundo;
· identidades e o pertencimento territorial ;
· compreende o meio geográfico como uma construção social, entendendo os espaços como produto da ação humana em suas diferentes formas de organização e relações com a sociedade e a natureza;
· o papel do Estado;
· perceber o impacto do processo de globalização no lugar/espaço, considerando a identidade de pertencimento dos sujeitos como autores de suas vidas e da produção do espaço;
· meio geográfico como uma construção social;
· considera o trabalho como elemento fundamental na vida das pessoas, reconhecendo nas atuais relações de trabalho e nas formas de apropriação das riquezas o surgimento de novas formas de territorialidades;
· processo de globalização no lugar/espaço;
· reconhece que as novas visões de territorialidades definem as relações entre as pessoas, nações e grupos sociais, produzindo e organizando o espaço de formas diferenciadas nos vários lugares e em diferentes tempos;
· o trabalho como elemento fundamental na vida das pessoas;
· analisa a prática da cidadania dos diversos grupos sociais nos diferentes tempos históricos, relacionando-a as diferenças sociais;
· as novas visões de territorialidades ;;
· compreende o conceito de cidadaniarelacionando-o aos diferentes tempos e contextos sócio-históricos (Grécia Antiga, França séc. XIX, Brasil Republicano, etc.), avaliando o nível de participação política da população;
· a prática da cidadania dos diversos grupos sociais nos diferentes tempos históricos;
· relaciona as rebeliões de escravos da Roma Antiga e do Brasil séc. XIX com os Movimentos Negros dos EUA e Brasil do séc. XX, compreendendo-os como formas de resistências na luta pela liberdade e dignidade dos grupos humanos;
· o conceito de cidadania ;
· percebe as ações das etnias, expressa através de várias estratégias (terrorismo, guerra, movimentos musicais, artísticos), como iniciativas cidadãs para a garantia da autonomia e do direito a expressão;
· as rebeliões de escravos da Roma Antiga e do Brasil séc. XIX com os Movimentos Negros dos EUA e Brasil do séc. XX;
· compreende a cidadania a partir de uma visão planetária, valorizando a Declaração Universal dos Direitos Humanos ( igualdade entre os sexos, direitos da infância, da juventude e da velhice, etc.) e o Patrimônio da Humanidade ( preservação da memória, consciência ecológica )
· as ações das etnias;
· entende cultura e trabalho na perspectiva da diversidade, considerando as diferentes representações e produções da vida social;
· a cidadania a partir de uma visão planetária;
· avalia as invenções tecnológicas como fontes e energia (pedra, madeira, água, máquinas, fogo e eletricidade) nos diversos períodos históricos, estabelecendo as semelhanças e diferenças em relação as construções/descobertas e uso pelos diferentes grupos sociais;
· cultura e trabalho na perspectiva da diversidade,;
· compara as Revoluções (Agrícola, Industrial e Tecnológica), percebendo as transformações nos processos produtivos e suas implicações na (re)organização do trabalho e da vivência grupal;
· invenções tecnológicas como fontes e energia (pedra, madeira, água, máquinas, fogo e eletricidade) ;
· identifica as relações de trabalho, considerando a divisão entre os sexos nas sociedades indígenas e camponesas;
· as Revoluções (Agrícola, Industrial e Tecnológica);
· compreende a relação de produção entre as classes sociais (burguesia e operariado), considerando a propriedade privada e a exploração do trabalho;
· as relações de trabalho;
· analisa as novas relações de trabalho ( Terceirização, trabalho informal) no mundo contemporâneo, percebendo o impacto na vida e na saúde dos trabalhadores;
· a relação de produção entre as classes sociais;
· compreende as mudanças e permanências na transformação do tempo pela ação humana, relacionado-o a natureza ( tempo de plantar e colher) e a sociedade( tempo da fábrica e da informação via satélite );
· as novas relações de trabalho;
· compara as várias formas de conceber o trabalho em diferentes tempos e realidades sociais (sociedade indígena, sociedade medieval, sociedades industriais e tecnológicas), questionando a realidade social em que está inserido(a);
· mudanças e permanências na transformação do tempo pela ação humana;
· analisa o processo de continuidade/ruptura naconstrução e desenvolvimento dos meios de transporte, (caravelas, trens, aviões, automóveis) reconhecendo suas interferências nas guerras, nos negócios internacionais e na expansão do consumo, das industrias e da ideologia;
· o trabalho em diferentes tempos e realidades sociais indígena, sociedade medieval, sociedades industriais e tecnológicas;
· reconhece o poder da comunicação através da palavra (a escrita na antiguidade, a evolução da imprensa, a carta, o telégrafo, o rádio, o telefone) e da imagem (fotografia, cinema, televisão, computador, internet, etc.), percebendo as diferentes práticas comunicativas utilizadas intencionalmente pelos grupos sociais;
· construção e desenvolvimento dos meios de transporte, (caravelas, trens, aviões, automóveis);
· constrói o conceito de Estado a partir das transformações históricas ( Monarquias absolutistas, Revolução Francesa, Revolução Americana), estabelecendo relações de ruptura/permanência nas sociedades através de princípios, doutrinas e ideologias;
· o conceito de Estado a partir das transformações históricas ( Monarquias absolutistas, Revolução Francesa, Revolução Americana);
· compreende a Formação do Estado Brasileiro dentro da estrutura capitalista mundial e no contexto da Formação dos Estados Nacionais Europeus ( Estado Português e Alemão), tendo os conteúdos simbólicos (heróis, hino e bandeira nacional) e os discursos nacionalistas (socialismo, nazismo, sionismo) como suporte ideológicos;
· a Formação do Estado Brasileiro dentro da estrutura capitalista mundial e no contexto da Formação dos Estados Nacionais Europeus ( Estado Português e Alemão);
· analisa os conflitos existentes na construção dos Estados Nacionais (Israel e Palestina) e nas disputas étnicas nos estado africanos, posicionando-se a favor da vida e da democracia;
· os conflitos existentes na construção dos Estados Nacionais (Israel e Palestina);
· analisa a Independência do Brasil a partir da conjuntura política e econômica da Europa Ocidental, interferindo nas decisões do Estado Brasileiro;
· a Independência do Brasil a partir da conjuntura política e econômica da Europa Ocidental;
TEMPO FORMATIVO III – EIXO TEMÁTICO VII (Nível Médio)
SABERES NECESSÁRIOS – CONTEÚDOS DAS DISCIPLINAS
Ciências da Natureza, Matemática, Artes e Atividades Laborais
SABERES NECESSÁRIOS – CONTEÚDOS DAS DISCIPLINAS
Ciências da Natureza, Matemática, Artes e Atividades Laborais
· identifica um ambiente, caracterizando um ecossistema e avaliando o significado das interações estabelecidas entre as pessoas para o funcionamento do sistema;
· ecossistema;
· observa as condições do meio e dos seres vivos, interpretando as relações alimentares como forma de garantir a transferência de matéria e de energia do ecossistema;
· as condições do meio e dos seres vivos;
· realiza experimentos, observando a decomposição da matéria orgânica, relacionando-as com o reaproveitamento e esgotamentos nos ecossistemas;
· a decomposição da matéria orgânica;
· percebe a maneira como o ser humano interfere nos ciclos naturais da matéria para recriar sua existência, avaliando as diferentes medidas que minimizam essa interferência;
· ciclos naturais da matéria;
· descreve as características de regiões poluídas, identificando as principais fontes poluidoras do ar, da água e do solo e suas implicações na vida dos seres vivos;
· características de regiões poluídas;
· avalia as condições ambientais, identificando o destino do lixo e do esgoto, o tratamento da água, a ocupação do solo, as condições dos rios e a qualidade do ar;
· as condições ambientais;
· relaciona as condições sócio-econômicas com a qualidade de vida das populações humanas de diferentes regiões do globo;
· as condições sócioeconômicas;
· compara os índices de desenvolvimento humano de países desenvolvidos com os países em desenvolvimento;
· os índices de desenvolvimento humano;
· identifica as principais doenças que afetam a população brasileira considerando idade, sexo e nível de renda;
· doenças que afetam a população brasileira ;
· conhece os riscos da gravidez na adolescência e as formas de preveni-la;
· gravidez na adolescência;
· identifica as doenças sexualmente transmissíveis e os riscos para a saúde sexual;
· as doenças sexualmente transmissíveis;
· relaciona o saneamento com a mortalidade infantil e com as doenças infecto-contagiosas e parasitárias;
· a mortalidade infantil;
· estabelece relação entre determinadas doenças (cólera e dengue) com a ocupação desordenada dos espaços urbanos e a degradação ambiental;
· doenças (cólera e dengue);
· identifica na estrutura de diferentes seres vivos a organização celular como característica fundamental de todas as formas vivas;
· seres vivos a organização celular;
· reconhece que toda a energia dos sistemas vivos resulta da transformação da energia solar;
· a energia dos sistemas vivos;
· estabelece relação entre DNA, código genético, fabricação de proteínas e determinação das características dos organismos;
· DNA, código genético, fabricação de proteínas;
· reconhece a importância da engenharia genética na produção de alimentos e produtos farmacêuticos;
· engenharia genética;
· relaciona os processos responsáveis pela diversidade genética e a grande variedade de espécies do planeta;
· diversidade genética;
· caracteriza os ciclos da vida de animais e plantas relacionando-os a adaptação em diferentes ambientes;
· os ciclos da vida de animais e plantas;
· reconhece a importância da classificação biológica para a organização e compreensão da enorme diversidade dos seres vivos;
· classificação;
§ conhece propostas para recuperar ou para preservar os ecossistemas brasileiros;
§ os ecossistemas brasileiros;
· identificacaracterísticas humanas ou de animais e plantas, distinguindo as hereditárias das congênitas e adquiridas;
· características humanas ou de animais e plantas;
· analisa aspectos genéticos do funcionamento do corpo humano (distúrbios metabólicos ou antígenos e anticorpos);
· aspectos genéticos do funcionamento do corpo humano (distúrbios metabólicos ou antígenos e anticorpos);
· avalia a importância do aconselhamento genético, percebendo suas finalidades, o acesso e os custos desses serviços;
· aconselhamento genético;
· posiciona-se perante o envolvimento do aspecto econômico na manipulação genética em saúde;
· aspecto econômico na manipulação genética em saúde;
· identifica diferentes explicações sobre a origem do universo, da terra e dos seres vivos;
· a origem do universo, da terra e dos seres vivos;
· identifica alguns fatores (migrações, mutações, seleção, deriva genética) que interferem na constituição genética das populações;
· fatores (migrações, mutações, seleção, deriva genética);
· aponta benefícios e prejuízos natransformação do ambiente para atender aos interesses da espécie humana;
· ansformação do ambiente;
· avalia o impacto da medicina, agricultura e farmacologia no aumento da expectativa de vida da população humana;
· aumento da expectativa de vida da população humana;
· identifica diferentes movimentos que se realizam no cotidiano e as grandezas relevantes para sua observação(distâncias, percursos, velocidade, massa, tempo, etc.);
· movimentos e as grandezas relevantes (distâncias, percursos, velocidade, massa, tempo, etc.);
· reconhece a conservação da quantidade demovimentos linear e angular nas situações concretas de quedas, colisões, jogos, movimentos de carros etc.;
· movimentos linear e angular ;
· utiliza a conservação da quantidade de movimento e a identificação de forças ou truques para fazer análises, previsões e avaliações de situações cotidianas que envolvem movimentos;
· a conservação da quantidade de movimento;
· identificar formas de transformações de energia associadas a movimentos reais (freada, derrapagem, etc.);
· transformações de energia associadas a movimentos reais (freada, derrapagem, etc.);
· distingue situações de equilíbrio estático e dinâmico em ações naturais ou em artefatos tecnológicos;
· situações de equilíbrio estático e dinâmico;
· identifica fenômenos, fontes e sistemas que envolvem calor, selecionando materiais apropriados para diferentes situações;
· fenômenos, fontes e sistemas que envolvem calor;
· utiliza o modelo cinético das moléculas para explicar as propriedades térmicas das substâncias, associando-o ao conceito de temperatura e à sua escala absoluta;
· modelo cinético das moléculas;
· compreende a relação entre a variação de energia térmica e temperatura para avaliar mudanças na temperatura e /ou mudanças de estado da matéria em fenômenos naturais ou processos tecnológicos;
· a variação de energia térmica e temperatura;
· compreende o papel do calor na origem e manutenção da vida;
· do calor;
· Identifica as diferentes fontes de energia (lenha, energia solar e outros combustíveis) e processos de transformações presentes na produção de energia para o uso social;
· fontes de energia (lenha, energia solar e outros combustíveis);
· avalia o uso social e o consumo de energia relacionando-os ao desenvolvimento econômico, tecnológico e a qualidade de vida ao longo da história da humanidade;
· o consumo de energia;
· identifica objetos, sistemas e fenômenos que produzem sons, reconhecendo as características que os diferenciam;
· objetos, sistemas e fenômenos que produzem sons;
· conhece o funcionamento da audição humana, monitorando limites de conforto deficiências auditivas ou poluição sonora;
· o funcionamento da audição humana;
· Identifica objetos, sistemas e fenômenos que produzem imagens, reconhecendo o papel da luz e as características dos fenômenos físicos envolvidos;
· objetos, sistemas e fenômenos que produzem imagens;
· conhece e utiliza adequadamente diferentes instrumentos ou sistemas que servem para ver e ampliar a visão (olhos, óculos, telescópios, microscópios, etc.) sobre as imagens presentes nos ambientes natural e social;
· diferentes instrumentos ou sistemas que servem para ver e ampliar a visão (olhos, óculos, telescópios, microscópios, etc.);
· compreende e utiliza adequadamente diferentes formas de gravar e reproduzir sons e imagens ( fita de vídeo, de CD e DVD, fotografia, vídeo, computadores, etc.);
· diferentes formas de gravar e reproduzir sons e imagens ( fita de vídeo, de CD e DVD, fotografia, vídeo, computadores, etc.);
· compreende a evolução dos meios e da velocidade de transmissão de informação ao longo dos tempos, avaliando seus impactos sociais, econômicos e culturais;
· a evolução dos meios e da velocidade de transmissão de informação;
· compreende as informações fornecidas pelos fabricantes sobre os aparelhos e dispositivos elétricos e residenciais ( voltagem, freqüência, potência );
· os aparelhos e dispositivos elétricos e residenciais ( voltagem, freqüência, potência );
· dimensiona o custo do consumo de energia, propondo alternativas seguras para a economia de energia;
· consumo de energia;
· reconhece a relação entre fenômenos magnéticos e elétricos, explicando o funcionamento de motores elétricos e seus componentes;
· a relação entre fenômenos magnéticos e elétricos;
· compreende o funcionamento de pilhas e baterias, incluindo constituição material, processos químicos e transformações de energia;
· o funcionamento de pilhas e baterias;
· compreende o funcionamento de diferentes geradores, explicando a produção de energia em hidrelétrica, termelétricas, etc.;
· o funcionamento de diferentes geradores;
· compreende o funcionamento de circuitos oscilantes e o papel das antenas, explicando a modulação, emissão e recepção de ondas portadoras (radar, rádio, televisão, telefonia celular);
· o funcionamento de circuitos oscilantes e o papel das antenas;
· avalia o impacto do uso da eletricidade sobre a vida econômica e social;
· uso da eletricidade;
· utiliza os modelos atômicos propostos para a constituição da matéria, explicando diferentes propriedades dos materiais (térmicas, elétricas e magnéticas);
· modelos atômicos propostos para a constituição da matéria;
· compreende a constituição e organização da matéria viva e suas especificidades, relacionando-as aos modelos físicos;
· constituição e organização da matéria viva;
· identifica diferentes tipos de radiações presentes na vida cotidiana, reconhecendo sua sistematização no espectro eletromagnético;
· tipos de radiações;
· avalia efeitos biológicos e ambientais do uso de radiação não-ionizantes em situações do cotidiano;
· efeitos biológicos e ambientais do uso de radiação não-ionizantes;
· identifica elementos básicos de microeletrônica, compreendendo o processamento de informação (processadores, microprocessadores, redes de informática e sistemas de automação);
· elementos básicos de microeletrônica ;
· acompanha e avalia o impacto social e econômico da automação e informatização na vida contemporânea;
· o impacto social e econômico da automação e informatização;
· conhece as relações entre os movimentos da terra, da lua e do sol para a descrição de fenômenos astronômicos ( duração do dia e da noite, estações do ano, fases da lua, eclipses);
· os movimentos da terra, da lua e do sol ( duração do dia e da noite, estações do ano, fases da lua, eclipses);
· Conhece as teorias e modelos propostos para a origem, evolução e constituição do Universo;
· as teorias e modelos propostos para a origem, evolução e constituição do Universo;
· conhece aspectos dos modelos explicativos da origem e constituição do universo, considerando as diferentes culturas;
· aspectos dos modelos explicativos da origem e constituição do universo ;
· reconhece as transformações químicas por meio de diferenças entre os seus estados iniciais e finais;
· as transformações químicas;
· reconhece as transformações químicas que ocorrem na natureza e em diferentes sistemas produtivos e tecnológicos;
· as transformações químicas que ocorrem na natureza;
· compreende e utiliza a conservação da massanas transformações químicas;
· a conservação da massa;
· reconhece as implicações ambientais e sociais causadas pelo uso de matérias-primas, reagentes e produtos de transformações químicas pelos sistemas produtivos;
· uso de matérias-primas, reagentes e produtos de transformações químicas;
· identifica uma substância, reagente ou produto, de acordo com suas propriedades(temperatura de fusão e de ebulição, densidade, solubilidade, condutividade térmica e elétrica);
· substância, reagente ou produto, (temperatura de fusão e de ebulição, densidade, solubilidade, condutividade térmica e elétrica);
· identifica e avalia os resultados dos métodos de separação de substâncias utilizadas nos sistemas produtivos;
· métodos de separação de substâncias;
· compreende os modelos explicativos como construções humanas num dado contexto histórico;
· os modelos explicativos;
· representa as substâncias e as transformações químicas a partir dos códigos, símbolos e expressões próprios da Química;
· as substâncias e as transformações químicas;
· traduz as relações entre massa e energia nas transformações químicas em termos de quantidade da matéria e energia, avaliando como ocorrem nos sistemas produtivos, rural e industrial;
· as relações entre massa e energia nas transformações químicas;
· identifica a produção de energia térmica e elétrica em diferentes transformações químicas;
· produção de energia térmica e elétrica;
· busca informações sobre transformações químicas que produzem energia utilizadas pelos sistemas produtivos e os resultados para os ambientes natural e social;
· transformações químicas que produzem energia;
· compreende os estados sólido, líquido e gasoso em função das interações eletrostáticas entre átomos, moléculas ou íons;
· os estados sólido, líquido e gasoso;
· reconhecetransformações nucleares como fonte de energia, avaliando os riscos e benefícios para a humanidade;
· transformações nucleares;
· observar e identificar transformações químicas que ocorrem em diferentes escalas de tempo, conhecendo a importância dos modelos explicativos para a compreensão da rapidez, concentração e pressão;
· transformações químicas;
· reconhece a coexistência de reagentes e produtos que provocam variações no estado de equilíbrio de certas transformações químicas e suas implicações para os processos naturais e produtivos;
· reagentes e produtos;
· compreende como as variações da pressão e temperatura atmosférica e solubilidade de gases afetam a vida humana;
· variações da pressão e temperatura atmosférica e solubilidade de gases;
· compreende o processo de separação dos componentes do ar para obtenção de matéria-prima (oxigênio, nitrogênio e gases nobres), avaliando a produção, o consumo e a utilização pela sociedade;
· separação dos componentes do ar para obtenção de matéria-prima (oxigênio, nitrogênio e gases nobres);;
· analisa as perturbações da atmosfera através das ações humanas, compreendendo seus efeitos a curto, médio e longo prazo;
· perturbações da atmosfera através das ações humanas;
· compreende como a atmosfera participa dos ciclos do nitrogênio, oxigênio e gás carbônico na natureza;
· ciclos do nitrogênio, oxigênio e gás carbônico;
· conhece a composição das águas naturais, qualitativa e quantitativamente, e as diferentes propriedades apresentada por essas soluções aquosas;
· composição das águas naturais;
· compreende a necessidade de selecionar procedimentos apropriados para o tratamento e preservação da água potável;
· o tratamento e preservação da água potável;
· compreende o uso da água do mar e dos processos químicos utilizados na indústrias cloro-química e suas implicações sócio-econômicas;
· o uso da água do mar;
· identifica a participação da hidrosfera nos ciclos do nitrogênio, do gás carbônico e da água, compreen-dendo as transformações químicas ocorridas;
· participação da hidrosfera nos ciclos do nitrogênio, do gás carbônico e da água;
· conhece as idéias sobre origem, evolução e composição da litosfera (solo e subsolo);
· origem, evolução e composição da litosfera (solo e subsolo);
· compreende a relação entre propriedade dos solos (acidez, alcalinidade) e a produção agrícola;
· propriedade dos solos (acidez, alcalinidade) e a produção agrícola;
· reconhece o uso do carvão, petróleo, gás natural e outros materiais como combustíveis e como fonte de materiais para a indústria carboquímica e petroquímica;
· o uso do carvão, petróleo, gás natura;
· compreende os processos de mineração e produção de metais, como ferro, alumínio e cobre e suas ligas e seus usos na sociedade;
· processos de mineração e produção de metais;
· reconhece os fenômenos da desertificação, vulcanismo, terremotos, mineração, construção de barragens, poluição como resultado de perturbações naturais e humanas ao logo do tempo;
· os fenômenos da desertificação, vulcanismo, terremotos, mineração, construção de barragens, poluição;
· reconhece a composição, propriedades e funções dos componentes principais dos alimentos (carboidratos, proteínas, lipídeos), entendendo os processos de conservação;
· a composição, propriedades e funções dos componentes principais dos alimentos (carboidratos, proteínas, lipídeos);
· compreende os processos de transformação do petróleo , carvão mineral e gás natural em materiais e substâncias utilizadas no sistema produtivo, avaliando a produção e usos sociais;
· os processos de transformação do petróleo , carvão mineral e gás natural em materiais e substâncias;
· compreende os impactos ambientais dentro da ótica do desenvolvimento sustentável;
· os impactos ambientais;
· conhece os modelos atômicos quânticospropostos para explicar a constituição e propriedade da matéria;
· modelos atômicos quânticos;
· compreende as ligações químicas como resultantes das interações eletrostáticas que associam átomos e moléculas;
· ligações químicas;
· conhece os modelos de núcleo, constituídos de nêutrons e prótons, identificando suas principais forças de interação;
· modelos de núcleo, constituídos de nêutrons e prótons;
· interpreta processos nucleares em usinas de produção de energia elétrica na industria, agricultura e medicina, comparando os riscos e benefícios do uso da tecnologia nuclear;
· processos nucleares em usinas de produção de energia elétrica;
· reconhece e utiliza a linguagem algébrica nas ciências;
· a linguagem algébrica;
· compreende o conceito de função, associando-o a exemplos da vida cotidiana;
· o conceito de função;
· associa diferentes funções a seus gráficos correspondentes;
· diferentes funções a seus gráficos correspondentes;
· lê e interpreta diferentes linguagens e representações envolvendo variações de grandezas identifica regularidades em expressões matemáticas, estabelecendo relações entre as variáveis;
· variações de grandezas;
· utiliza e interpreta modelos para resolução de problemas, envolvendo medições (cálculos de distâncias inacessíveis e modelos que correspondem a fenômenos periódicos);
· medições (cálculos de distâncias inacessíveis e modelos que correspondem a fenômenos periódicos);
· reconhece o uso de relações trigonométricas em diferentes épocas e contextos sociais;
· relações trigonométricas;
· identifica dados e relações geométricas relevantes na resolução de situações-problema;
· e relações geométricas;
· analisa e interpreta diferentes representações de figuras planas, como desenhos, mapas plantas de edifícios, etc.;
· analisa e interpreta diferentes representações de figuras planas, como desenhos, mapas plantas de edifícios, etc.;
· usa formas geométricas planas e espaciais para representar o mundo real;
· formas geométricas planas e espaciais;
· faz uso de escalas em representações planas;
· representações planas;
· utiliza o conhecimento geométrico para leitura, compreensão e ação sobre a realidade;
· conhecimento geométrico;
· identifica e faz uso de diferentes formas para realizar medidas e cálculos;
· medidas e cálculos;
· utiliza propriedades geométricas para medir, quantificar e fazer estimativas;
· propriedades geométricas;
· interpreta e faz uso de modelos para a resolução de problemas geométricos;
· resolução de problemas geométricos;
· reconhece que uma mesma situação pode ser tratada com diferentes instrumentos matemáticos;
· diferentes instrumentos matemáticos;
· associa situações e problemas geométricos a suas correspondentes formas algébricas e representações gráficas e vice-versa;
· situações e problemas geométricos;
· identifica formas adequadas para descrever, representar dados numéricos e informações de natureza social, econômica, política, científico-tecnológica ou abstrata;
· dados numéricos e informações;
· lê e interpreta dados e informações de caráter estatístico apresentados em diferentes linguagens e representações;
· diferentes linguagens e representações;
· obtêm médias e avalia desvios de conjuntos de dados ou informações de diferentes naturezas;
· desvios de conjuntos de dados ou informações de diferentes naturezas;
· compreende e posiciona-se sobre informações estatísticas de natureza social, econômica, política e científica;
· informações estatísticas de natureza social, econômica, política e científica;
· decide sobre a forma mais adequada de organizar números e informações, simplificando cálculos em situações reais de grande quantidade de dados;
· números e informações;
· Identifica regularidades para estabelecer regras e propriedades em processo de contagem;
· regras e propriedades em processo de contagem;
· utiliza o raciocínio combinatório nos processos de contagem;
· o raciocínio combinatório ;
· compreende o significado e a importância da probabilidade como meio de prever resultados;
· ; probabilidade ;
· quantifica e faz previsões em situações aplicadas a diferentes áreas do conhecimento e da vida cotidiana que envolva o pensamento probabilístico;
· pensamento probabilístico;
· reconhece e valoriza as expressões artísticas local, nacional e internacional;
· expressões artísticas;
· realiza e socializa produções artísticas, expressando afeto, sentimento e emoção;
· produções artísticas;
· aprecia e/ou vivência individual ou coletivamente, produções em diversas modalidades artísticas (música, dança, teatro, pintura, escultura, etc.) percebendo a relação entre a arte e a consciência corporal;
· diversas modalidades artísticas (música, dança, teatro, pintura, escultura, etc.) ;
· valoriza e/ou pratica a arte popular local (dança de rua, dança afro, pagode, grafite, teatro de rua,reisado, festas populares, cordel, repente etc.);
· a arte popular local (dança de rua, dança afro, pagode, grafite, teatro de rua,reisado, festas populares, cordel, repente etc.);
· expressa a musicalidade, utilizando a voz ou instrumento eletrônico ou acústico, trabalhando com improvisações, composições e interpretações;
· improvisações, composições e interpretações;
· Conhecer os instrumentos musicais de origem indígena, suas pinturas corporais e seus significados
· Conhecer os instrumentos musicais de origem indígena, suas pinturas corporais e seus significados
· desenvolve a expressão corporal, experimentando diferentes improvisações e composições coreográficas a partir de fontes diversas (orientações, jogos, elementos de movimentos, sons e silêncio, histórias, etc.);
· expressão corporal;
· estabelece relações entre a atividade artística e movimento, realizando criações corporais expressivas, improvisação, interpretação de personagens, atuação, adaptação de textos temáticos;
· atividade artística e movimento;
· utiliza a arte e o corpo como expressão da aprendizagem construída em torno dos conhecimentos dos Eixos Temáticos e da Área de Conhecimento;
· arte e o corpo como expressão da aprendizagem;;
· produz arte utilizando materiais diversos (papel, pedra, barro, tecido, garrafa plástica etc.), criando e recriando formas em diferentes espaços;
· criando e recriando formas em diferentes espaços;
· comunica-se através de atividades artísticas, construindo e experimentando instrumentos musicais, convencionais ou não com materiais reciclados, naturais ou fabricados;
· atividades artísticas;
· participa ativamente de projetos/concursos artísticos promovidos pelos vários espaços (local, estadual e nacional);
· participa ativamente de projetos/concursos artísticos promovidos pelos vários espaços (local, estadual e nacional);
· demonstra a importância das imagens e seus significadosatravés de atividades visuais e áudios-visuais por meio de desenho, colagem, construção, gravura, pintura e fotografia;
· imagens e seus significados;
· produz atividades artísticas utilizando os meios eletrônicos ( vídeos, design, artes gráficas e outros);
· atividades artísticas;
· conhece e valoriza as manifestações artísticas da cultura Afro-brasileira e indígena ( capoeira, maculelê, samba de roda, danças indígenas, etc.);
· as manifestações artísticas da cultura Afro-brasileira e indígena;
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