SABERES NECESSÁRIOS - HABILIDADES
|
CONTEÚDOS DAS DISCIPLINAS
LINGUAGENS
|
·
demonstra
boa dicção e entonação de voz,
expressando-se com clareza;
|
·
dicção e entonação de voz;
|
·
apresenta
seqüência lógica do pensamento a partir da narração de histórias e relatos de experiências;
|
·
Narração de histórias e relatos de
experiências;
|
·
posiciona-se
de forma crítica em relação a diferentes
temas tratados;
|
·
Diferentes temas;
|
·
domina
a base alfabética ( letras, sílabas,
sons);
|
·
base alfabética ( letras, sílabas,
sons);
|
·
lê atribuindo sentido apoiado na
memória, na ilustração e em outros elementos gráficos;
|
·
Leitura;
|
·
lê
diversos tipos de textos relacionados
à realidade sócio-cultural, identificando suas diferenças e selecionando
dados e informações;
|
·
tipos de textos relacionados à
realidade sócio-cultural;
|
·
lê
utilizando os sinais de pontuação;
|
·
sinais de pontuação;
|
·
escreve
relatos breves de experiências de vida com seqüência lógica das idéias, segmentando em parágrafos;
|
·
seqüência lógica das idéias,
segmentando em parágrafos;
|
·
produz
texto escrito com coerência, utilizando as classes gramaticais (substantivo, artigo, adjetivo, pronome, verbo,
advérbio, preposição e conjunção);
|
·
classes gramaticais (substantivo,
artigo, adjetivo, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção);
|
·
realiza a reescrita
de textos conservando as idéias originais;
|
·
reescrita de textos;
|
·
identifica e escreve diferentes modalidades de texto (textos literários, prosa , poesia, textos jornalísticos e textos
instrucionais) percebendo as suas funções;
|
·
modalidades de texto (textos
literários, prosa , poesia, textos
jornalísticos e textos instrucionais;
|
·
relaciona
as atividades artísticas as
capacidades físicas e aos aspectos da boa postura;
|
·
atividades artísticas;
|
·
conhece
diferentes manifestações artísticas
(música, dança, teatro, pintura, escultura, etc.) e seu valor para o
desenvolvimento da cultura e da identidade dos povos;
|
·
manifestações artísticas (música, dança,
teatro, pintura, escultura, etc.);
|
·
conhece
e valoriza as manifestações
artísticas: Afro- brasileira e Indígena;
|
·
manifestações artísticas: Afro-
brasileira e Indígena;
|
·
valoriza
e pratica a arte popular (dança de
rua, pagode, grafite, samba, reisado, dança de salão, cordel, repente, etc.);
|
·
arte
popular (dança de rua, pagode, grafite, samba, reisado, dança de salão,
cordel, repente, etc.);
|
·
utiliza
o corpo para expressar as diversas linguagens
artísticas (dança, música, teatro, pintura, etc.);
|
·
linguagens artísticas (dança,
música, teatro, pintura, etc.);
|
·
realiza
e compartilha produções artísticas,
expressando e trocando idéias;
|
·
produções artísticas ;
|
·
utiliza
a arte e o corpo como expressão da
aprendizagem construída em torno dos conhecimentos dos Eixos Temáticos e
da Áreas de Conhecimentos;
|
·
a arte e o corpo como expressão da
aprendizagem ;
|
·
produz
arte utilizando materiais diversos (papel, pedra, barro, tecido, garrafa
plástica, etc.), criando e recriando
formas em diferentes espaços;
|
·
criando e recriando formas em
diferentes espaços;
|
·
reconhece
os números no contexto diário;
|
·
os números no contexto diário;
|
·
utiliza
estratégia individual e coletiva para quantificar: contagem, estimativa, comparação entre
agrupamentos;
|
·
estimativa,
comparação entre agrupamentos;
|
·
compara,
ordena, lê, escreve e classifica quantidades que expressem grandezas
utilizadas no dia- a- dia interpretando os resultados;
|
·
quantidades que expressem grandezas
utilizadas no dia- a- dia interpretando os resultados;
|
·
compreende
o significado do numeral a partir da utilização no cotidiano;
|
·
numeral a partir da utilização no
cotidiano;
|
·
conhece
critérios que definem classificação de
números ( maior, menor, igual) e regras
utilizadas em seriação (mais um, dobro, metade, triplo, terça parte);
|
·
classificação de números ( maior,
menor, igual) e regras utilizadas em
seriação (mais um, dobro, metade, triplo, terça parte);
|
·
usa
números como sistemas de registro e
organização de informações;
|
·
sistemas de registro e organização
de informações;
|
·
constrói
agrupamentos para facilitar a contagem
e a comparação de grandes quantidades;
|
·
contagem e a comparação de grandes
quantidades;
|
·
distingue
valor absoluto e relativo dos
algarismos de acordo com a posição na escrita numérica;
|
·
valor absoluto e relativo dos
algarismos de acordo com a posição na escrita numérica;
|
·
identifica
o antecessor e o sucessor de números
naturais;
|
·
antecessor e o sucessor de números
naturais;
|
·
realiza
cálculo das situações vividas envolvendo as operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão)
por meio de técnicas convencionais;
|
·
operações fundamentais (adição,
subtração, multiplicação e divisão) por meio de técnicas convencionais;
|
·
compreende
a base dez do sistema de numeração
decimal (ordem, classe, composição e
decomposição de números naturais);
|
·
base dez do sistema de numeração decimal
(ordem, classe, composição e
decomposição de números naturais);
|
·
estabelece
relações entre os valores monetários
de cédulas e moedas em situações-problema do cotidiano;
|
·
valores
monetários de cédulas e moedas ;
|
·
emprega
cálculo mental e escrito para resolver situações-problema
envolvendo preços, pagamento e troco com cédulas e moedas;
|
·
situações-problema envolvendo
preços, pagamento e troco com cédulas e moedas;
|
·
analisa,
interpreta formula e resolve problemas do cotidiano envolvendo as operações fundamentais;
|
·
operações
fundamentais;
|
·
reconhece
os números racionais nas formas de
decimal e fracionário no contexto diário;
|
·
números racionais nas formas de
decimal e fracionário ;
|
·
lê
e escreve frações, considerando os
exemplos práticos da vida;
|
·
frações;
|
·
reconhece
e constrói frações equivalentes a
partir de experimentações (recipientes graduados, balanças, fita métrica,
etc.);
|
·
frações equivalentes;
|
·
compara
e ordena frações, a partir de
experimentações, utilizando as expressões
“maior do que” “menor do que”
“igual a”;
|
·
ordena frações, a partir de
experimentações, utilizando as expressões
“maior do que” “menor do que” “igual a”;
|
·
compreende
e utiliza as diferentes unidades de
medidas (tempo, temperatura, comprimento, capacidade, massa, superfície)
através de estratégias convencionais e não convencionais;
|
·
unidades de medidas (tempo,
temperatura, comprimento, capacidade, massa, superfície) ;
|
·
compara
grandezas de mesma natureza e
identifica unidades de medida através de estratégias informais;
|
·
grandezas de mesma natureza e
identifica unidades de medida ;
|
·
conhece
as unidades usuais de medida de
comprimento (metro, centímetro, milímetro, quilômetro), estabelecendo
relações entre elas;
|
·
unidades
usuais de medida de comprimento ;
|
·
mede
comprimentos utilizando instrumentos (
fita métrica, trena, régua) em função do contexto e da precisão do
resultado;
|
·
comprimentos utilizando
instrumentos ( fita métrica, trena, régua) ;
|
·
conhece
as unidades usuais de medida de
capacidade (litro e mililitro), estabelecendo relações entre elas;
|
·
unidades usuais de medida de
capacidade (litro e mililitro);
|
·
reconhece
as unidades usuais de medida de massa
(grama, quilograma e miligrama), estabelecendo relações entre elas;
|
·
unidades usuais de medida de massa
(grama, quilograma e miligrama);
|
·
resolve
problemas envolvendo conversões entre
unidades de medidas usuais;
|
·
conversões entre unidades de
medidas usuais;
|
·
conhece
as unidades usuais de medida de
superfície (metro quadrado, quilômetro quadrado, centímetro quadrado) estabelecendo
relações entre elas;
|
·
unidades usuais de medida de
superfície (metro quadrado, quilômetro quadrado, centímetro quadrado) ;
|
·
calcula
área do quadrado e do retângulo,
por contagem de regiões, verificando quantas vezes uma unidade de medida
cabe numa determinada superfície;
|
·
área do quadrado e do retângulo;
|
·
resolve
problema envolvendo relações entre
área e perímetro;
|
·
relações entre área e perímetro;
|
·
desenvolve
a noção de ampliação ou redução de
escala nas dimensões reais, envolvendo medidas de comprimento e
superfície (plantas, mapas, guias, itinerários);
|
·
ampliação ou redução de escala nas
dimensões reais;
|
·
identifica
características das formas geométricas
que estão presentes na natureza e nos objetos criados pelo homem e pela
mulher;
|
·
formas geométricas;
|
·
identifica
sólidos geométricos e formas planas
(cubo, quadrado, pirâmide, triângulo, paralelepípedo, retângulo, esfera e
círculo), percebendo semelhanças e diferenças;
|
·
sólidos geométricos e formas planas
(cubo, quadrado, pirâmide, triângulo, paralelepípedo, retângulo, esfera e
círculo);
|
·
reconhece
características comuns aos corpos
redondos (esfera, cone e cilindro);
|
·
corpos redondos (esfera, cone e
cilindro);
|
·
compõe
e decompõe sólidos geométricos e
figuras planas, identificando diferentes possibilidades;
|
·
sólidos geométricos e figuras
planas;
|
·
lê
e interpreta informações das situações cotidianas em gráficos e tabelas;
|
·
gráficos e tabelas;
|
·
compara
e estabelece relações entre dados
apresentados em diferentes tabelas;
|
·
relações entre dados apresentados
em diferentes tabelas;
|
·
traduz em tabelas
simples e de dupla entrada dados apresentados em gráficos numéricos,
evidenciando a compreensão das informações;
|
·
tabelas simples e de dupla entrada;
|
·
calcula
e interpreta a média aritmética em
casos significativos para a compreensão da informação;
|
·
média
aritmética;
|
TEMPO FORMATIVO I (Nível Fundamental 1ª a 4ª
série)
SABERES NECESSÁRIOS – CONTEÚDOS DAS DISCIPLINAS
ESTUDO DA SOCIEDADE E DA NATUREZA
|
SABERES NECESSÁRIOS – CONTEÚDOS DAS DISCIPLINAS
ESTUDO DA SOCIEDADE E DA NATUREZA
|
·
ordena
cronologicamente fatos significativos da vida pessoal, empregando unidades de
medida do tempo (anos, décadas, meses)
e considerando os diferentes tempos de vida (infância, juventude, adultez
e terceira idade);
|
·
medida
do tempo (anos, décadas, meses) ;
|
·
reconhece,
através de exemplos, a diversidade
cultural e lingüística dos povos indígenas, valorizando-a enquanto
elementos constitutivos do patrimônio cultural da sociedade brasileira;
|
·
diversidade cultural e lingüística
dos povos indígenas;
|
·
identifica
traços culturais dos principais grupos
étnicos africanos presentes no Brasil, valorizando enquanto elementos constitutivos
do patrimônio cultural da sociedade brasileira;
|
·
grupos étnicos africanos;
|
·
conhece
fatos e personagens que marcaram a
resistência dos indígenas e negros à
escravidão na História do Brasil;
|
·
a resistência dos indígenas e
negros à escravidão,
|
·
analisa
causas e conseqüências das
desigualdades econômicas no Brasil (distribuição de renda, exclusão social,
inchaço das cidades, violência e fome;
|
·
desigualdades econômicas no Brasil
(distribuição de renda, exclusão social, inchaço das cidades, violência e
fome;
|
·
localiza
cronologicamente as mudanças políticas
na História do Brasil (Independência, proclamação da República, etc.);
|
·
mudanças
políticas na História do Brasil (Independência, proclamação da República,
etc.);
|
·
conhece
a Declaração Universal dos Direitos do
Homem ( da ONU); Declaração das Nações Unidas Sobre
os Direitos dos Povos Indígenas.
|
·
Declaração Universal dos Direitos
do Homem ( da ONU); Declaração das Nações Unidas
Sobre os Direitos dos Povos Indígenas.
|
·
conhece
alguns direitos sociais garantidos
pela Constituição e relaciona-os com suas vivências e acontecimentos da
atualidade (direito à educação, à saúde e à vida digna);
|
·
direitos sociais garantidos pela
Constituição;
|
·
conhece
os principais direitos trabalhistas e
previdenciários garantidos pela legislação brasileira e relaciona-os com
suas vivências e acontecimentos da atualidade (férias, salário mínimo,
aposentadoria, direito de greve etc.);
|
·
direitos
trabalhistas e previdenciários ;
|
·
conhece
o Estatuto do Idoso relacionando-o
com suas vivências e acontecimentos da atualidade;
|
·
Estatuto do Idoso ;
|
·
realiza
leituras de mapas identificando
seu espaço de origem;
|
·
leituras de mapas ;
|
·
identifica
formas de participação individual e coletiva na comunidade desenvolvendo
atitudes favoráveis a melhoria de suas condições
sócio-ambientais (saneamento básico, coleta seletiva, reciclagem de lixo,
mutirões, movimentos por melhoria de serviços básicos e campanha de
solidariedade);
|
·
ondições sócio-ambientais ;
|
·
observa
as diferenças entre o espaço rural e urbano
relacionando-os às atividades econômicas características do campo e da
cidade;
|
·
o
espaço rural e urbano ;
|
·
conhece
as principais formas de conservação do
solo (rodízio, adubação natural e artificial, cobertura vegetal);
|
·
de
conservação do solo ;
|
·
conhece
as principais formações vegetais existentes
no território brasileiro (florestas,
cerrado, caatinga, campos e vegetação costeira) particularmente a
cobertura vegetal do município;
|
·
formações vegetais (florestas, cerrado,
caatinga, campos e vegetação costeira) ;
|
·
reconhece
a Terra como um corpo celeste em
movimento;
|
·
Terra
;
|
·
localiza,
a partir do globo, o interior, a
crosta e a atmosfera terrestre;
|
·
o interior, a crosta e a atmosfera terrestre;
|
·
localiza
o Brasil e o continente americano
no planisfério (mapa mundi) político;
|
·
o
Brasil e o continente americano ;
|
·
identifica
o esquema corporal (cabeça, tronco e
membros) relacionando as funções que cada região desempenha;
|
·
esquema
corporal (cabeça, tronco e membros) ;
|
·
identifica
as estruturas responsáveis pelo
movimento, relacionando-as com os problemas posturais ou decorrentes de
falta ou excesso de exercícios;
|
·
estruturas
responsáveis pelo movimento;
|
·
identifica
a alimentação como mecanismo de
manutenção da vida do indivíduo;
|
·
alimentação ;
|
·
reconhece
a importância da higiene do ambiente, da água e dos
alimentos na conservação da vida;
|
·
higiene do ambiente, da água e dos alimentos
;
|
·
conhece
a dinâmica de funcionamento dos órgãos
responsáveis pela reprodução e suas implicações na vida;
|
·
órgãos responsáveis pela reprodução
;
|
·
aplica
os conhecimentos sobre a reprodução
humana para analisar as atitudes pessoais e sociais com relação à
sexualidade;
|
·
reprodução humana;
|
·
discute
sobre os cuidados necessários de atenção a saúde dos jovens, adultos e idosos enquanto pessoas e enquanto
trabalhadores;
|
·
saúde dos jovens, adultos e idosos ;
|
·
reconhece
os riscos causados pelo consumo de
drogas que provocam dependência física (tabaco, álcool, psicotrópicos) e busca conhecer formas de
tratamento;
|
·
consumo de drogas (tabaco, álcool,
psicotrópicos) ;
|
·
compreende
a poluição ou degradação dos ambientes
como resultado da impossibilidade de reequilíbrio natural causado pela
constante intervenção dos seres humanos;
|
·
poluição ou degradação dos
ambientes;
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você achar de interessante para o desenvolvimento do trabalho dos professores em qualquer linha poste antes neste espaço destinado a comentários.