TEMPO FORMATIVO II (Nível Fundamental 5ª á 8ª
série)
SABERES NECESSÁRIOS – CONTEÚDOS
DAS DISCIPLINAS
LINGUAGENS
|
SABERES NECESSÁRIOS – CONTEÚDOS
DAS DISCIPLINAS
LINGUAGENS
|
·
lê
construindo imagens e sínteses mentais, para produzir a compreensão global do texto;
|
·
compreensão global do texto;
|
·
elabora
paráfrases dos textos lidos;
|
·
paráfrases ;
|
·
estabelece
relações entre o que lê e as experiências
vividas;
|
·
experiências vividas;
|
·
desenvolve
estratégias de monitoração na compreensão
do texto;
|
·
compreensão do texto;
|
·
seleciona
textos para leitura individual e
coletiva;
|
·
leitura individual e coletiva;
|
·
cultiva
o gosto pela leitura ( contos,
romances, jornais, revistas, mitos e lendas indígenas
etc.);
|
·
leitura ( contos, romances,
jornais, revistas, mitos e lendas indígenas
etc.);
|
·
compreende e interpreta textos
lidos,
selecionando dados e informações;
|
·
compreende e interpreta textos
lidos;
|
·
produz
textos de diferentes gêneros ( contos,
notícias, instruções de uso etc.);
|
·
textos de diferentes gêneros (
contos, notícias, instruções de uso etc.);
|
·
segmenta
o próprio texto em parágrafos e frases
com pontuação, de acordo com as convenções do gênero;
|
·
parágrafos e frases com pontuação ;
|
·
reconhece
as diferenças lingüísticas entre o
texto oral e o texto escrito;
|
·
diferenças lingüísticas;
|
·
organiza,
com maior visibilidade, a estrutura do
texto escrito em função das características
do gênero;
|
·
estrutura do texto escrito características
do gênero;
|
·
produz
textos escritos a partir de outros textos com coerência, utilizando as regras ortográficas e gramaticais;
|
·
regras
ortográficas e gramaticais;
|
·
usa
a língua ajustando-a aos diferentes
graus de formalidade das
circunstâncias comunicativas;
|
·
diferentes
graus de formalidade das
circunstâncias comunicativas;
|
·
realiza
análise morfológica nos textos,
identificando as classes gramaticais
(substantivo, artigo, adjetivo, pronome, numeral, advérbio, verbo ,
preposição conjunção);
|
·
análise morfológica classes
gramaticais (substantivo, artigo, adjetivo, pronome, numeral, advérbio, verbo
, preposição conjunção);
|
·
realiza
a reescrita de textos sem perder
de vista as idéias originais;
|
·
reescrita de textos ;
|
·
aprimora
a capacidade de ouvir, falar, ler e escrever, valorizando as funções comunicativas e o caráter
dinâmico da língua estrangeira;
|
·
funções comunicativas ;
|
·
utiliza
as estruturas lingüísticas (tempos
verbais, expressões idiomáticas) na escrita e leitura da língua estrangeira;
|
·
estruturas lingüísticas (tempos
verbais, expressões idiomáticas) na escrita e leitura da língua estrangeira;
|
·
busca
significado mais adequado para as
palavras em língua estrangeira a partir das palavras em português;
|
·
significado mais adequado para as
palavras em língua estrangeira ;
|
·
utiliza
o dicionário como recurso
para a escolha de palavras com sentido
apropriado para o contexto, considerando a língua estrangeira em estudo;
|
·
dicionário como recurso ;
|
·
aplica
as funções comunicativas da língua
estrangeira nas situações do cotidiano ( pedir e oferecer ajuda, cumprimentar,solicitar
informações);
|
·
funções comunicativas da língua
estrangeira nas situações do cotidiano;
|
·
compreende
as relações entre as linguagens artísticas
e a consciência corporal;
|
·
linguagens artísticas e a
consciência corporal;
|
·
relaciona
as atividades artísticas e corporais
às capacidades físicas e aos aspectos da boa postura;
|
·
atividades artísticas e corporais;
|
·
desenvolve
habilidades motoras através da
prática de atividades artísticas e corporais;
|
·
habilidades motoras;
|
·
reconhece
que através da arte e do corpo
expressa-se afetos, sentimentos e emoções;
|
·
arte e do corpo expressa-se afetos,
sentimentos e emoções;
|
·
utiliza
a arte e o corpo como expressão da
aprendizagem construída em torno dos conhecimentos dos Eixos Temáticos e
das Áreas de Conhecimentos;
|
·
arte e o corpo como expressão da
aprendizagem ;
|
·
valoriza
e pratica a arte popular (dança de
rua, pagode, grafite, reisado, dança de salão, arrocha etc.) relacionando-a a construção da identidade cultural;
|
·
arte popular (dança de rua, pagode,
grafite, reisado, dança de salão, arrocha etc.) ;
|
·
produz
arte utilizando materiais diversos (papel, pedra, barro, tecido, garrafa plástica,
etc.), criando e recriando formas em
diferentes espaços;
|
·
criando e recriando formas em
diferentes espaços;
|
·
participa
de projetos/concursos artístico-culturais promovidos pelos setores públicos e
privados, estimulando a descoberta de
talentos;
|
·
descoberta de talentos;
|
·
realiza
e compartilha produções artísticas,de diferentes
culturais etinorraciais expressando e comunicando idéias;
|
·
produções artísticas,de diferentes culturais etinorraciais
;
|
·
amplia
concepções numéricas, construindo
novos significados para os números
(naturais, inteiros e racionais);
|
·
concepções numéricas, números (naturais, inteiros e racionais);
|
·
resolve
situações-problema envolvendo números
naturais, inteiros e racionais;
|
·
números
naturais, inteiros e racionais;
|
·
identifica,
interpreta e utiliza diferentes
representações dos números naturais, racionais e inteiros, indicadas por
diferentes notações vinculando-as a contextos matemáticos e não-matemáticos;
|
·
diferentes representações dos
números naturais, racionais e inteiros;
|
·
seleciona
e utiliza procedimentos de cálculo
(exato ou aproximado, mental ou escrito), em função da situação-problema
proposta;
|
·
procedimentos de cálculo (exato ou
aproximado, mental ou escrito) ;
|
·
resolve
situações-problema de localização e
deslocamento de pontos no espaço, reconhecendo nas noções de direção e
sentido, de ângulo de paralelismo e de perpendicularismo;
|
·
situações-problema de localização e
deslocamento de pontos no espaço;
|
·
estabelece
relações entre figuras espaciais e
suas representações planas;
|
·
relações entre figuras espaciais e
suas representações planas;
|
·
resolve
situações-problema que envolvam figuras
geométricas planas, utilizando procedimentos de decomposição e
composição, transformação, ampliação e redução;
|
·
figuras geométricas planas;
|
·
identifica
elementos geométricos variantes e
invariantes, desenvolvendo o conceito de semelhança;
|
·
elementos geométricos variantes e
invariantes;
|
·
constrói
noções de medidas pelo estudo de
diferentes grandezas;
|
·
noções de medidas ;
|
·
resolve
problemas envolvendo diferentes
grandezas;
|
·
diferentes grandezas;
|
·
utiliza
fórmulas para cálculo da área de
superfície planas e cálculos de volumes de sólidos geométricos (prismas retos
e composição de prismas);
|
·
cálculo da área de superfície
planas e cálculos de volumes de sólidos geométricos (prismas retos e
composição de prismas);
|
·
reconhece
representações algébricas;
|
·
representações algébricas;
|
·
traduz
informações contidas em tabelas e
gráficos em linguagem algébrica e vice-versa;
|
·
tabelas e gráficos;
|
·
utiliza
os conhecimentos sobre as operações
numéricas e suas propriedades para construir estratégias de cálculo
algébrico;
|
·
operações numéricas e suas
propriedades ;
|
·
resolve
situações-problema por meio de equações ou inequações do primeiro grau;
|
·
equações ou inequações do primeiro
grau;
|
·
estabelece
leis matemáticas que expressam a
relação de dependência entre as variáveis;
|
·
leis matemáticas ;
|
·
coleta,
organiza e analisa informações
diversas;
|
·
analisa informações diversas;
|
·
constrói
e interpreta tabelas e gráficos;
|
·
interpreta tabelas e gráficos;
|
·
formula
argumentos convincentes, tendo por base a análise de dados organizados em representações matemáticas diversas;
|
·
análise de dados organizados em
representações matemáticas diversas;
|
·
resolve
situações-problema que envolvam o raciocínio
combinatório e a probabilidade;
|
·
raciocínio combinatório e a
probabilidade;
|
TEMPO FORMATIVO II ( 5ª a 8ª série)
SABERES NECESSÁRIOS
ESTUDO DA SOCIEDADE E DA NATUREZA
|
SABERES NECESSÁRIOS
ESTUDO DA SOCIEDADE E DA NATUREZA
|
|
·
estabelece
relações entre a história do presente
e acontecimentos e/ou processos históricos passados;
|
·
história do presente e
acontecimentos e/ou processos históricos passados;
|
|
·
identifica
diferentes temporalidades no
presente;
|
·
diferentes temporalidades;
|
|
·
reconhece
fatos históricos relevantes,
organiza essas informações,
compreendendo e utilizando conceitos históricos;
|
·
fatos históricos relevantes;
|
|
·
identifica
a diversidade nas experiências humanas
na mesma época ou tempos diferentes;
|
·
experiências humanas na mesma época
ou tempos diferentes;
|
|
·
extrai
informações e analisa criticamente as fontes
históricas (objetos, textos, imagens, músicas etc.)
|
·
fontes históricas (objetos, textos,
imagens, músicas etc.)
|
|
·
analisa
diferentes tipos de documento;
|
·
|
|
·
constrói
relações de transformação, permanência, semelhança e diferença entre o presente e o passado e entre os espaços local, regional, nacional e mundial;
|
·
diferença entre o presente e o
passado e entre os espaços local,
regional, nacional e mundial;
|
|
·
conhece
as noções básicas de tempo cronológico
(anterioridade e posterioridade, década, século e milênio);
|
·
noções básicas de tempo cronológico
(anterioridade e posterioridade, década, século e milênio);
|
|
·
domina
os conceitos básicos sobre capital,
capitalismo e proletariado;
|
·
conceitos básicos sobre capital,
capitalismo e proletariado;
|
|
·
conhece
a origem do proletariado e as condições de trabalho nas primeiras
fábricas;
|
·
origem do proletariado condições de trabalho;
|
|
·
relaciona
as formas iniciais de resistência operária com as lutas
dos trabalhadores nos dias atuais;
|
·
resistência operária;
|
|
·
identifica
aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais envolvidos na revolução industrial de acordo com
cada momento histórico;
|
·
revolução industrial ;
|
|
·
conhece
o processo de industrialização
brasileira;
|
·
processo de industrialização
brasileira;
|
|
·
analisa
o fenômeno da migração do campo
para a cidade a partir do processo da industrialização;
|
·
migração;
|
|
·
estabelece
a relação entre as técnicas, as
máquinas, informatização e a robotização e o mundo do trabalho;
|
·
as técnicas, as máquinas,
informatização e a robotização;
|
|
·
reconhece
os direitos sociais do trabalho;
|
·
os direitos sociais do trabalho;
|
|
·
compreende
o processo de luta dos indígenas
contra o trabalho escravo na sociedade colonial;
|
·
luta dos indígenas contra o
trabalho escravo l;
|
|
·
reconhece
as lutas e resistências dos escravos e
o processo de emancipação;
|
·
lutas e resistências dos escravos;
|
|
·
compreende
os resultados do poder oligárquico, do
coronelismo e o voto da República Velha nas relações políticas atuais;
|
·
poder oligárquico, do coronelismo e
o voto da República Velha;
|
|
·
reconhece
as mudanças nos direitos e deveres através das Constituições brasileiras;
|
·
Constituições brasileiras;
|
|
·
conhece
o código de defesa do consumidor;
|
·
o código de defesa do consumidor;
|
|
·
analisa
os períodos das ditaduras brasileiras como
a negação dos direitos políticos civis
(Estado novo e Governo Militar pós 1964);
|
·
ditaduras brasileiras (Estado novo
e Governo Militar pós 1964);
|
|
·
reflete
sobre as influências dos
acontecimentos internacionais no Brasil;
|
·
acontecimentos internacionais no
Brasil;
|
|
·
identifica
as políticas de distribuição e uso das
terras brasileiras;relacionando com os movimentos
sociais(indígena,MST,ST etc.)
|
·
distribuição e uso das terras
brasileiras;relacionando com os movimentos
sociais(indígena,MST,ST etc.)
|
|
·
reconhece
a importância dos movimentos que lutam
em defesa da terra;
|
·
movimentos que lutam em defesa da
terra;
|
|
·
representa
e expressa a realidade próxima ou
distante;
|
·
realidade próxima ou distante;
|
|
·
classifica
e registra informações sobre o lugar
de origem;
|
·
o lugar de origem;
|
|
·
comunica-se
através do espaço e do tempo, ao
interagir com outras realidades;
|
·
espaço e do tempo;
|
|
·
realiza
diferentes leituras do mundo e de seus
espaços geográficos;
|
·
espaços geográficos;
|
|
·
aplica
corretamente os conceitos e categorias
geográficas;
|
·
conceitos e categorias geográficas;
|
|
·
realiza
leitura de gráficos ou mapas de
acordo com a realidade estudada;
|
·
leitura de gráficos ou mapas;
|
|
·
utiliza
e aplica referenciais de orientação e
localização (pontos de referência e de orientação);
|
·
orientação e localização (pontos de
referência e de orientação);
|
|
·
identifica
e diferencia diversas formas de
representação do espaço (maquete, planta e mapa);
|
·
representação do espaço (maquete,
planta e mapa);
|
|
·
compreende
e utiliza escalas, desenvolvendo as noções
de escala ampliada e reduzida, gráfica e numérica;
|
·
noções de escala ampliada e
reduzida, gráfica e numérica;
|
|
·
entende
os elementos constitutivos dos mapas: título, escala, legenda, sistema
de orientação e posição (rasa- dos- ventos linhas paralelas e meridianas);
|
·
elementos constitutivos dos mapas: título, escala, legenda, sistema
de orientação e posição (rasa- dos- ventos linhas paralelas e meridianas);
|
|
·
identifica,
localiza e diferencia no mapa-múndi os
continentes, as ilhas, os oceanos e os mares;
|
·
mapa-múndi os continentes, as
ilhas, os oceanos e os mares;
|
|
·
reconhece
as diferentes formas de representação
da terra, relacionando-as com as projeções cartográficas;
|
·
formas de representação da terra;
|
|
·
reconhece,
diferencia e faz uso de diferentes recursos da Geografia (
gráficos, tabelas, mapas estatísticos fotografias, imagens de satélite blocos
diagrama, perfis de relevo);
|
·
diferentes recursos da Geografia (
gráficos, tabelas, mapas estatísticos fotografias, imagens de satélite blocos
diagrama, perfis de relevo);
|
|
·
produz
textos coerentes, com idéias próprias, de forma clara e objetiva,
desenvolvendo um modo de pensar e
raciocinar geográfico;
|
·
modo de pensar e raciocinar
geográfico;
|
|
·
observa
as formas geométricas lineares
existentes na paisagem;
|
·
formas geométricas lineares
existentes na paisagem;
|
|
·
compara
diferentes paisagens com base em
critérios geográficos;
|
·
diferentes paisagens;
|
|
·
realiza
leituras dos elementos apresentados e distribuídos na paisagem;
|
·
paisagem;
|
|
·
relaciona
conceitos específicos da Geografia com
o que é observado em imagens ou paisagem;
|
·
conceitos específicos da Geografia ;
|
|
·
elabora
concepção de universo a partir de
informações sobre cometas, planetas, satélites do sistema solar e outros
corpos celestes;
|
·
concepção de universo;
|
|
·
interpreta
as estações do ano de acordo com
as diferentes regiões terrestres;
|
·
estações do ano;
|
|
·
valoriza
os conhecimentos de povos Tradicionais antigos para explicar os
fenômenos Naturais;
|
·
conhecimentos de povos Tradicionais antigos Naturais;
|
|
·
conhece
as diferentes explicações sobre a vida
na terra, a formação dos fósseis e
compara as espécies
extintas e as atuais;
|
·
a vida na terra, a formação dos fósseis as
espécies extintas e as atuais;
|
|
·
reconhece
as formas eficientes de dispersão e
estratégias reprodutivas dos seres vivos, em diferentes ambientes;
|
·
estratégias reprodutivas dos seres
vivos ;
|
|
·
compara
em diferentes ambientes em ecossistemas brasileiros quanto à vegetação e fauna, suas inter-relações e interações com o solo,
clima, disponibilidade de luz e de água e com as sociedades humanas;
|
·
vegetação e fauna;
|
|
·
coleta,
organiza interpreta e divulga informações sobre as transformações provocadas nos ambientes pela ação humana;
|
·
transformações provocadas nos
ambientes pela ação humana;
|
|
·
valoriza
as medidas de proteção e recuperação do
meio ambiente na região onde vive e em outras regiões brasileiras;
|
·
recuperação do meio ambiente na
região onde vive;
|
|
·
investiga
os fenômenos de transformação de estados
físicos da água;
|
·
estados físicos da água;
|
|
·
compreende
o ciclo da água em diferentes
ambientes, identificando o modo como os mananciais são reabastecidos e
valorizando sua preservação;
|
·
o ciclo da água em diferentes
ambientes,
|
|
·
estabelece
relações entre os fenômenos da
fotossíntese, da respiração celular e da combustão para explicar os
ciclos do carbono e do oxigênio;
|
·
fenômenos da fotossíntese, da
respiração celular e da combustão;
|
|
·
investiga
as alterações de ambientes como resultado da emissão de substâncias,
partículas e outros materiais produzidos
por agentes poluidores;
|
·
agentes poluidores;
|
|
·
compreende
o organismo humano como um todo e
reconhece os fatores internos e externos ao corpo que concorrem para a
manutenção do equilíbrio;
|
·
organismo humano;
|
|
·
percebe
a importância da prevenção de doenças comuns na
comunidade e o papel da sociedade humana na preservação da saúde coletiva e
individual;
|
·
prevenção de doenças ;
|
|
·
compreende
os processos que envolvem a nutrição, estabelecendo relações entre os
fenômenos da digestão dos alimentos, a
absorção de nutrientes e sua distribuição pela circulação sanguínea para
todos os tecidos do organismo;
|
·
digestão dos alimentos, a absorção
de nutrientes e sua distribuição pela circulação sanguínea;
|
|
·
distingue
alimentos que são fontes ricas de
nutrientes plásticos, energéticos e reguladores e o papel de cada um
no organismo humano;
|
·
alimentos que são fontes ricas de
nutrientes plásticos, energéticos e reguladores;
|
|
·
compreende
os sistemas nervoso e hormonal e
sua inter-relação com os elementos internos e externos do corpo;
|
·
sistemas nervoso e hormonal ;
|
|
·
caracteriza
o ciclo menstrual e a ejaculação, associando-os
a gravidez;
|
·
ciclo menstrual e a ejaculação;
|
|
·
compreende
os processos de fecundação, gravidez e
parto;
|
·
processos de fecundação, gravidez e
parto;
|
|
·
conhece
os vários métodos anticoncepcionais, estabelecendo
relações entre o uso de preservativos, a contracepção e a prevenção de
doenças sexualmente transmissíveis;
|
·
métodos anticoncepcionais;
|
|
·
investiga
as formas de conservação de alimentos
(cozimento, adição de substâncias, refrigeração e desidratação);
|
·
conservação de alimentos
(cozimento, adição de substâncias, refrigeração e desidratação);
|
|
·
identifica
os processos de extração de
matérias-primas, produção de energia e de outras substâncias por
tecnologias tradicionais ou alternativas;
|
·
extração de matérias-primas,
produção de energia;
|
|
·
consome
de forma criteriosa os diferentes
materiais de acordo com o seu processo de produção e tempo de decomposição na natureza;
|
·
decomposição
na natureza;
|
|
·
compreende
os processos de recuperação e
degradação de ambientes por ocupação urbana desordenada,
industrialização, desmatamento, inundação para construção de barragem ou
mineração;
|
·
recuperação e degradação de
ambientes;
|
|
·
compreende
as necessidades sociais e evolução das tecnologias, valorizando
a melhoria das condições de saúde, a qualidade de vida e a conservação dos
ecossistemas naturais;
|
·
evolução das tecnologias;
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você achar de interessante para o desenvolvimento do trabalho dos professores em qualquer linha poste antes neste espaço destinado a comentários.